De 05 a 19 de março, acontece em todo o Estado de São Paulo a Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios (BSR), para identificar precocemente casos de tuberculose.
Em Piracicaba, a campanha envolve vários setores da Secretaria da Saúde, como o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), Vigilância Epidemiológica (VE), Laboratório Municipal e todas as unidades de saúde da Atenção Básica.
Nesse período, todas os postos de saúde estarão abertos, em seu horário normal de funcionamento, para a coleta de material para o exame, sendo que cada uma das unidades desenvolve estratégia específica para chamar a atenção da população local sobre a importância do exame e do diagnóstico precoce da doença.
A meta estabelecida para este ano segue parâmetro nacional, que recomenda a investigação em 1% da população ou 5% das consultas de primeira vez, o que representa, para Piracicaba, 200 amostras de coleta de escarro.
A coordenação da Atenção Básica, novamente, apoiará iniciativas criativas nas unidades que visem atrair o público-alvo, bem como ações externas para coletas de BK fora das unidades, como visitas domiciliares, grupos educativos e outros.
Nos últimos anos a cidade tem superado todas as espectativas, ficando muito acima da meta, devido, exatamente, ao envolvimento da população e das equipes das unidades de saúde na campanha.
A tuberculose pulmonar é conhecida por afetar o mundo inteiro. O micro-organismo que causa a doença é conhecido popularmente como bacilo de Koch, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis.
A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios.