A Secretaria Municipal de Saúde implantou desde maio deste ano, o projeto Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco, visando melhorar o atendimento médico nos prontos-socorros do município. Funcionando em caráter piloto na unidade do Piracicamirim, o projeto segue as normas de avaliação e classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS) e prioriza os casos mais graves. Os demais serão chamados após os atendimentos classificados como urgência e emergência.O secretário Fernando Cárdenas explicou que a pretensão com este projeto é prestar atendimento integral com avaliação dos pacientes que passam pelos prontos-socorros. A unidade de pronto atendimento do Piracicamirim é a primeira a funcionar dentro dessas novas normas e envolve 10 profissionais.Cárdenas afirmou que a idéia é instituir alguns marcadores e os pacientes que procuram o pronto-socorro do Piracicamirim, passam por pré-avaliação pelos profissionais da saúde na hora da chegada, onde são colocados critérios de riscos para estes pacientes.Segundo o secretário, conforme o risco é denominada uma cor. “O paciente da urgência e emergência é a cor vermelha e será atendido imediatamente, como infarto e criança com febre muita alta; a cor amarela são os pacientes que necessitam de atendimento prioritário; cor verde são os pacientes que serão atendidos assim que os outros dois grupos de pacientes forem atendidos e o azul, são os atendimentos que não são urgentes e podem aguardar, como trocas de receita, atestados médicos, curativos e avaliação do resultado dos exames”.Fernando Cárdenas ressaltou que esta nova situação exigirá conscientização e compreensão dos usuários. Ele informou que desde maio as pessoas estão sendo informadas do trabalho realizado na unidade e a nova lógica do sistema, onde os casos mais urgentes são atendidos em primeiro. “É importante frisar que todos pacientes serão atendidos. Há os atendimentos mais rápidos, os de período intermediário e os que podem esperar e serão chamados a qualquer momento do dia”.O secretário disse que os usuários precisam entender as prioridades que são as urgências e emergências. Ele informou ainda que o sistema está sendo informatizado e a idéia é fazer todos os ajustes necessários, para em seguida, expandir aos outros prontos-socorros. “Estamos procurando melhorar a qualidade do atendimento e a expansão se dará gradualmente”.De acordo com dados da Secretaria da Saúde, do conjunto de atendimentos feitos na unidade do Piracicamirim, 15% são prioritários; 60 a 65% são os que não são casos urgentes e de emergência e 27% os que podem aguardar. “Muitos dos casos que vão para as unidades de atendimento, poderiam ser atendidos em outras instâncias. O momento é de organizar o sistema e o que for possível serão atendidos em outras unidades de saúde”.
Saúde implanta projeto piloto para melhorar atendimentos nos prontos-socorros
Por Comunicação Social /
Publicado em 26/07/2007
Tempo de leitura:
4 minutos.