Com a finalidade de controlar aumento de pombos na Praça José Bonifácio, local de grande fluxo de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, vai desenvolver uma campanha.
A ação, que está prevista para começar no período de aproximadamente 10 dias, será um trabalho desenvolvido pelos agentes de Zoonose, que tem como finalidade mostrar aos freqüentadores da praça, aos moradores desta região e principalmente aos ambulantes, que tratam das pombas, que o contato com grande quantidade com pombos causam problemas de saúde.
De acordo com o Centro de Zoonose, algumas doenças são causadas por poeiras das fezes secas e dos ninhos dos pombos, entre elas as respiratórias; neurológicas e gastrointestinais como: Ornitose e Histoplasmose (infecção pulmonar); Criptococose (inflamação no cérebro); e Salmonelose (infecção intestinal), além de sujar e estragar prédios, residências e monumentos da praça.
Durante o trabalho educativo, os agentes estarão distribuindo folhetos explicativos, com dicas e instruções de como se prevenir para evitar as doenças, os pombos além de informar os endereços e telefones dos prontos-socorros, que atendem 24 horas.