A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal realiza até a próxima sexta, dia 11, a campanha de prevenção contra o câncer bucal. A campanha é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programa Saúde da Família (PSFs) que dispõe de atendimento odontológico.

São realizadas orientações e avaliações e os pacientes com suspeita são encaminhados para atendimento especializado no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A campanha ocorre paralela a vacinação dos idosos da gripe sazonal, mas a população em geral pode procurar a unidade de saúde e fazer a avaliação.

No primeiro dia da campanha, no sábado, dia 5, 1.445 pessoas foram examinadas e 30 foram encaminhadas para o CEO para uma avaliação mais detalhada. “A campanha procura a prevenção do câncer e detectar também outras lesões na boca que influenciam na qualidade de vida das pessoas”, afirmou a coordenadora de Saúde Bucal, Dirce Aparecida Valério da Fonseca.

QUANDO SUSPEITAR? O câncer de boca é caracterizado por lesão ou ferida ulcerada persistente, de bordos endurecidos e elevados e que não responde a nenhum tipo de tratamento. Por outro lado, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que comprometem a cavidade bucal, principalmente em fumantes e/ou usuários de álcool, devem ser vistas com cautela, pois são consideradas cancerizáveis e eventualmente podem se tornar malignas. Nas fases mais evoluídas o câncer bucal provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço, sangue na saliva e perda de peso. GRUPOS DE RISCO O câncer de boca, na grande maioria das vezes ocorre em pessoas do sexo masculino, após os 40 anos de idade, que fazem uso do fumo e/ou álcool, portadores de traumas bucais ou expostos aos raios solares, ou ainda com baixa imunidade. Toda ferida na boca que persista por mais de 15 dias deve ser analisada. COMO PREVENIR A prevenção do câncer bucal depende muito do paciente, como não fumar, beber moderadamente, manter boa higiene bucal, evitar próteses traumáticas, utilizar protetor solar, inclusive nos lábios e no caso de suspeita procure um profissional para avaliação. Uma maneira caseira de prevenir o câncer bucal é fazer periodicamente o auto exame. Principais fatores de risco de câncer bucal: · Vício de fumar cigarros e cachimbos · Consumo de álcool · Exposição continuada à luz solar · Má higiene bucal · Próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas · Restaurações ou dentes fraturados ou com bordas cortantes Fique Atento! Procure logo um profissional de saúde! · Feridas na boca que não saram em duas semanas · Ulcerações pequenas superficiais e indolores · Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. · Dificuldade de fala, mastigação e deglutição · Emagrecimento acentuado · Dor