A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último sábado (18), a 2ª etapa da Vacinação Contra a Paralisia Infantil, na zona rural de Piracicaba. O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas informou que foram disponibilizados total de 36 postos de atendimento e 1.862 crianças receberam a dose da vacina. Ele avaliou este resultado como positivo considerando que, representou quase 4% a mais do total vacinado na 1ª fase.Cárdenas destacou que a estratégia da Prefeitura não é a de esperar pelo dia 25 de agosto – Dia Nacional da Vacinação Contra a Poliomielite e sim começar antes. A Secretaria abriu aos pais, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF), para aplicação da dose.Também num trabalho paralelo, iniciado esta semana, equipes da Saúde estão vacinando as crianças das escolas de Educação Infantil públicas e particulares, que estiverem devidamente autorizadas por seus pais para receberem a vacina. No próximo dia 25, conforme o secretário de Saúde haverá a grande mobilização para a vacinação e serão disponibilizados 90 postos, além de todas as UBS e PSF e, mais 45 unidades volantes, distribuídas nos grandes supermercados, zoológico, shopping center , entre outros pontos da cidade.Cárdenas esclareceu que a meta é a de cobrir 95% da população infantil da faixa etária,que recebe a dose e com isso afastar a possibilidade do retorno da poliomielite no município. Ele enfatizou ser de extrema importância que as crianças que receberam a primeira dose da vacina tomem também a segunda.