Portal do Município de Piracicaba

Saúde entrega 4.700 fraldas infantis à Pastoral da Criança

Por Comunicação Social / Publicado em 22/10/2021
Tempo de leitura: 4 minutos.

Na tarde de terça-feira, 19/10, a Secretaria de Saúde realizou a entrega de 4.700 fraldas infantis à Pastoral da Criança, vinculada à Diocese de Piracicaba. As fraldas foram doadas no início do mês pelo Lions Clube Piracicaba – Independência à Pasta que, sob orientação dos coordenadores do Programa Pacto pela Redução do Óbito Materno e Infantil, fez a entrega do material à pastoral.

A entrega acontece no auditório da Cúria Diocesana e contou com a presença do secretário de Saúde, Filemon Silvano, dos representantes do Pacto, o médico pediatra Rogério Tuon, da assistente social Solange Spironello, da enfermeira Valéria Cristina Oliveira Ferreira, e Izalbete Maria da Conceição Morandi, presidente do Pacto e articuladora em Saúde pela Pastoral da Criança; além de outras 20 voluntárias da pastoral, representadas por Maria Elena Canto Cury, membro da equipe diocesana da Pastoral da Criança.

"É muito importante ver como a comunidade está envolvida em ajudar o próximo. Nós recebemos a doação do Lions Clube e, por meio do Pacto, ficamos sabendo do trabalho realizado pela Pastoral e decidimos que o melhor destino seria entregar este material a vocês, que estão alinhados com o trabalho da saúde pública da cidade e colaboram muito para a redução do óbito infantil. Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que esta ajuda chegue em boa hora para todas as famílias atendidas pela pastoral, junto ao Pacto", destacou Filemon Silvano.

Secretaria de Saúde e Pacto entregam fraldas a Pastoral da Criança

Para Izalbete Morandi, a doação é muito importante. "Às vezes chegamos em famílias que não têm condições nem de se alimentar direito, quanto mais para comprar fraldas. Estas famílias serão muito bem atendidas e terão a garantia da devida higiene do bebê e o bem-estar de toda a família", destacou.

O pediatra Rogério Tuon, que acompanha a parceria do Pacto com a Pastoral desde 2005, quando o programa foi criado, enalteceu a importância dos trabalhos dos voluntários da igreja junto às comunidades que mais precisam. "Eles fazem um trabalho muito forte, intenso, com as lideranças de bairros junto às gestantes e crianças com orientações diversas às famílias, bem como dão suporte na hora de orientá-los a procurar o correto equipamento de saúde pública. Os voluntários da Pastoral trazem ao Pacto casos urgentes, de vulnerabilidade social e que precisam de suporte rápido, assim conseguimos ajudar estas famílias com consultas, exames, insumos e medicamentos junto à rede pública", disse.

Rogério Tuon reforça que os voluntários da Pastoral recebem aulas sobre questões de saúde dos profissionais da Secretaria de Saúde. "Muitas vezes são estes voluntários da Pastoral que chegam onde o SUS não consegue, por isso é importante o Pacto oferecer capacitação aos voluntários sobre diversos assuntos de saúde para que eles tenham mais conhecimento e possam colaborar ainda mais nas ações que visam reduzir o óbito infantil na cidade", completou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.