A Secretaria de Saúde (SEMS) e a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) realizam no dia 7/04, sexta-feira, às 8 horas, uma Caminhada Contra a Depressão, dentro do Programa Piracicaba Saudável.
A concentração será em frente ao CRAB Cecap, unindo os usuários e profissionais do CRAB e da USF Cecap, com trajeto até o Parque de Lazer do bairro Eldorado, onde ocorrem atividades na academia ao ar livre.
Em seguida, ao retornar ao CRAB Cecap, haverá um café da manhã comunitário, promovido pelos participantes inscritos e coordenado pela unidade da USF.
Durante a concentração, das 7h30 às 8h, haverá aferição de pressão e alongamento, sob a coordenação de profissionais das duas pastas. A atividade, comemorativa ao Dia Mundial da Saúde (7/04) e ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04), conta com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e pretende envolver moradores do Cecap e região. Contará também com a participação de alunos da Escola de Educação Infantil Osvladir Julio, do Parque Jardim Eldorado. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) dará apoio na logística, da concentração à caminhada.
Depressão é o tema da campanha deste ano, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o secretário das duas pastas envolvidas, dr. Pedro Mello, o exercício físico é fundamental para o bom funcionamento do corpo, seja do ponto de vista físico como psicológico. "Por isso, a caminhada é também um grande aliado contra a depressão", observou.
O Programa Piracicaba Saúdável integra as ações dos profissionais da área de saúde das duas secretarias e pretende levar atividades físicas às unidades de saúde da Atenção Básica (USFs, UBSs e CRABs), com o objetivo de prevenção a doenças, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, depressão etc.
Para o coordenador do programa, o profissional de educação física João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, "este programa de governo, implantado pela atual administração, tem fundamental importância para a saúde preventiva, a mudança de hábitos e atitude da população, no sentido de buscar uma vida mais saudável".