A Secretaria Municipal da Saúde reuniu no último 28 de março, no anfiteatro do Centro Cívico, representantes de universidades, escolas municipais e estaduais, igrejas, Sesc e Sesi de Piracicaba, para discutir formas de parceria na atuação como multiplicadores de ações no combate à dengue, junto à população.

Segundo informações da secretaria, resultados positivos começam a surtir, iniciado pelo programa ‘Saúde do Escolar’ – que organizou no último dia 30 – passeata no Bosques do Lenheiro e mobilizar a comunidade local na conscientização de que dengue deve ser combatida por todos.

A Universidade Metodista de Piracicaba disponibilizou vinte (20) alunos do curso de Enfermagem na organização de ações educativas realizadas no DIA D combate à Dengue, ocorrido dia 31. A ONG Plena Vida disponibilizou pessoas para contribuir com ações.

O Colégio Atlântico, instalou faixa informativa, organizou passeata e montou no pátio, uma exposição para pais, alunos e comunidade daquela região, sobre as diferentes maneiras de contribuir contra a dengue e também como se reconhece o mosquito transmissor.

Contribuíram também, o Supermercado Delta com faixas e a comunidade da Vila Rezende, promoveu ações educativas casa a casa, com informações de prevenção e eliminação de ciadouros. O Sesi Industrial e o Sesc Centro organizaram abertura de seus espaços na conscientização de comunidades.

A Esalq prepara treinamento de sua equipe de saúde e líderes de departamentos, com apostilas do plano de contingência e folheto de informações para distribuição na universidade. Além disso, parte de sua equipe será treinada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outras secretarias parceiras no apoio ao combate a dengue são: Sema, Sedema, Semob, Educação, Semdes e Ação Cultural.