A Secretaria Municipal da Saúde promove, durante o dia de hoje (24), na Câmara Municipal de Piracicaba, encontro dedicado à formação de rede de atenção às vítimas de violência, que deverá ser desenvolvida em parceria com órgãos assistenciais, poder público, sociedade e organizações não governamentais. Essa rede servirá para o desenvolvimento de trabalhos de proteção contra violência à mulher, ao idoso, ao adolescente e à criança.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, falou que o encontro organizará esforços no combate à violência. “Atualmente existem ações de assistência às vítimas de violência, mas não são padronizadas. Esse encontro indicará o caminho para a construção ou ampliação dessa rede”.

O coordenador do Programa de Saúde da Mulher e do Adolescente, Gilbert Ernesto de Freitas Nobre, falou que o objetivo do trabalho permitirá a monitoração da rede através de uma ficha de notificação criada pelo Ministério da Saúde que será controlada pela Vigilância Epidemiológica, alimentando o banco de dados, além de facilitar o processo.

Na tarde de hoje (24), serão abordados os assuntos Notificação Violência e Saúde Mental. Participam da reunião os órgãos de Saúde Mental, Saúde do Adolescente, Saúde da Criança, Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, hospitais, UPAM´s, Pastoral, representante do Centro de Referência de Assistência Social, ONG’s, Delegacia de Defesa da Mulher, Poder Judiciário, entre outros.