Saúde divulga balanço de arrastão contra dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde de hoje (23) balanço de sobre os arrastões promovidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com os dados apresentados no último arrastão, que aconteceu sábado (17), no bairro Paulicéia e Esplanada, foram vistoriadas 397 casas e retirados cinco caminhões de entulho.
Segundo a secretaria já foram vistoriadas desde fevereiro 2.967 residências nos bairros Algodoal (640), Novo Horizonte (730), Vila Cristina (817), Nho Quim (274) e Paulicéia/Esplanada (397) além das 109 casas cedidas pelas imobiliárias.
Amanhã (24), as equipes de combate a dengue estarão promovendo arrastão e nebulização (aplicação de inseticida), em combate ao mosquito transmissor da doença, no bairro Algodoal. Serão aproximadamente 30 agentes de saúde verificando ruas e casas do bairro durante todo o dia.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita a toda população do bairro que auxiliem os agente de saúde no trabalho de busca de criadouros e nebulização, permitindo a entrada dos agentes para verificação das residências.
Paralelamente, as equipes de zoonoses continuam com a operação casa a casa. Os trabalhos incluem a retirada dos criadouros e a nebulização de pontos estratégicos (borracharias, depósitos de sucatas, cemitérios, empresas de transportes etc).
Os agentes orientam os moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar.
DENGUE
Sintomas e prevenção
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são parecidos com os da gripe: febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nos ossos, dor no fundo dos olhos, diarréia e/ou vômitos.
A Secretaria da Saúde continua pedindo a colaboração da população para conter o avanço da doença. Atitudes simples podem ajudar muito, como:
· Tampar caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água
· Cobrir ou furar pneus
· Retirar os pratos dos vasos
· Colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas
· Esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo.
O Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea.
