A Secretaria da Saúde continua disponibilizando nas Farmácias Regionais complexos homeopáticos para pacientes com dengue no município. O medicamento é composto por Eupatorium Perfolatium CH 30, Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, o medicamento está sendo autorizado para prescrição por médicos de UBSs (Unidade Básica de Saúde), PSFs (Programa Saúde da Família) e UPAMs (Unidades de Pronto-Atendimento Médico). Segundo secretário, o objetivo do medicamento é amenizar os sintomas da dengue. Cárdenas lembra que a homeopatia não serve para prevenir a doença.

A utilização da homeopatia foi avaliada e serve para auxiliar no tratamento e não dispensa orientação médica para os suspeitos e pacientes confirmados de dengue, como a medicação antitérmica, a hidratação e o repouso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foram comprados 500 frascos de 20 ml cada um, que serão distribuídos nas farmácias regionais. Cárdenas informou ainda que o Ministério da Saúde prevê uso da homeopatia em casos de endemia e epidemia. As farmácias que terão o medicamento são Centro, Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Cristina e Vila Rezende.