Maria Aparecida, de 75 anos, está muito feliz com o atendimento da nova médica da USF Algodoal

Todas as 51 Unidades de Saúde da Família (USF) contam hoje com atendimento médico em Piracicaba em jornada completa de 40h. Segundo o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o quadro foi completado com a chegada de 29 profissionais nos últimos meses, por meio dos programas ligados ao Ministério da Saúde, como o Mais Médicos para o Brasil.
A expectativa é que mais seis médicos cheguem até a 1ª quinzena de dezembro e sejam encaminhados para o projeto de expansão da Prefeitura que prevê a inauguração de mais três USFs nas regiões do Monte Feliz, Vem Viver e Gran Park/Vida Nova.
O titular da Pasta, Douglas Koga, disse que há mais de 15 anos Piracicaba não tinha um projeto de expansão das unidades de saúde de atenção primária. “Com essa iniciativa vamos contar com uma rede organizada de saúde de atenção primária que vai melhorar o atendimento à população ajudando a desafogar o fluxo de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs”, disse.
Os profissionais oriundos do projeto Mais Médicos para o Brasil estão atuando hoje nas unidades de saúde primárias do Algodoal, Astúrias, Boa Esperança II, Bosque dos Lenheiros II, Chapadão I, Costa Rica, Eldorado I, IAA I, Itapuã II, Jaraguá I, Jaraguá II, Javari, Kobayat Líbano, Mário Dedini I, Mário Dedini II, Monte Líbano I, Monte Líbano II, Parque Orlanda, Santa Fé, Santa Rita Avencas, Saúde em Campo, São Francisco, São José, Tatuapé I, Tatuapé II, Vila Fátima e Vila Industrial.
Atualmente, de acordo com o Departamento de Atenção Básica, o município conta com 32 médicos atuando em parceria com programas vinculados ao Governo Federal, sendo 16 profissionais pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil, quatro no Médicos pelo Brasil, nove no Mais Médicos (modelo Coparticipação) – com a expectativa de mais seis até dezembro/23 – e três no Programa Mais Médicos.

EXPERIÊNCIA – A médica cubana naturalizada brasileira Maylen Victoria Padron Aviles está na cidade há dois meses, atuando na USF Algodoal, porém, ser médica em Piracicaba era um desejo desde quando ela chegou ao país, em 2017. “Trabalhei nas cidades de Sumaré e Jandira, onde fui muito bem acolhida, mas sempre tive boas referências de Piracicaba. No começo da pandemia acabei vindo morar aqui na cidade com minha família. Me inscrevi para o programa federal, porém, não foram mais abertas vagas na época. Este ano me inscrevi e fui chamada, motivo pelo qual estou muito feliz”, disse a médica.

A médica cubana e naturalizada brasileira, Maylen Aviles, atende na USF Algodoal por meio do Projeto Mais Médicos para o Brasil

Maylen disse que buscou informações sobre o SUS de Piracicaba e o que chamou a sua atenção foi a organização do trabalho da atenção primária da Prefeitura. “Para conseguir trabalhar a prevenção de forma efetiva, o trabalho de saúde da família deve estar muito bem organizado e alinhado e isso temos aqui nesta cidade. Quando cheguei, fui muito bem acolhida pelos gestores, pelas equipes aqui da unidade e também pelos pacientes. Estar aqui e poder acompanhar de forma integral a saúde das famílias, do pré-natal até o vínculo com a pessoa idosa, tem sido muito gratificante”, reforçou.

Maria Aparecida da Conceição, de 75 anos, é usuária da USF Algodoal e está muito feliz com a chegada da nova médica. “Ela é um amor, nos atende muito bem. Dá para sentir no olhar dela que estamos sendo muito bem atendidos e nas mãos certas. Eu, inclusive, já até trouxe uma paciente para consultar com ela e vou continuar indicando o seu trabalho aqui na comunidade”, relatou a idosa.