Saúde contratará 67 novos Agentes de Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde começa a contratar amanhã (6), 67 novos Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo é de reorganizar o atendimento nas Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs).Além disso, a Secretaria irá recompor o quadro funcional de algumas unidades e ampliar o número de profissionais devido à implantação de novas unidades do PSF da Rede Municipal.
Segundo o secretário Fernando Cárdenas, a rede tem apresentando crescimento significativo de serviços e necessita de pessoal para melhorar o atendimento à população. “A Rede Municipal de Saúde vem ampliando a sua infraestrutura e também o número de profissionais. A intenção é de ofertar mais serviços, atender à demanda crescente e ter um serviço de qualidade”, informou secretário. Cárdenas lembra ainda que a Secretaria continuará investindo na humanização do atendimento e na qualificação dos profissionais.
A contratação é necessária para que a cobertura do PSF seja expandida para novos bairros. Dos 67 Agentes Comunitários de Saúde contratados, 48 serão destinados às novas equipes em implantação e expansão, e os 19 restantes para substituição. Estes novos servidores prestaram concurso público neste ano.
Programa de Saúde da Família (PSF)
As unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também são usadas como porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Os PSFs oferecem consultas, previamente agendadas com clínico-geral, vacinas visitas domiciliares, acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros.
A equipe básica é composta por:
01 médico generalista
01 enfermeiro
02 técnicos de enfermagem
06 Agentes comunitários de Saúde
