A Secretaria Municipal de Saúde começa este mês, a contratação de 61 médicos aprovados no último concurso público realizado em março desse ano. O objetivo é que os médicos comecem a trabalhar em maio.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, desses, oito são plantonistas pediatras e oito plantonistas clínicos gerais e 15 ortopedistas que devem suprir a falta de profissionais nos quatro prontos-socorros municipais e na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia).
Para a atenção básica de saúde, serão contratados dois clínicos gerais que vão atuar em UBSs (Unidade Básica de Saúde) e outros 13 clínicos gerais para atender em unidades do Programa Saúde da Família. Os outros 15 são médicos especialistas e para atuar em unidades básicas.
Para o secretário, a contratação dos médicos vai permitir a reorganização das escalas, ampliará os serviços e repondo as faltas na grade, que geram reclamação nas unidades. Para agilizar a contratação, as Secretarias de Saúde e Administração planejam uma força-tarefa para que todos os aprovados comecem a trabalhar o mais rápido possível.
Segundo Cárdenas, a pedido da Secretaria, Prefeitura deve promover novo concurso para contratação de quatro clínicos gerais para atuar nas UBSs e dois profissionais para PSFs, vagas não preenchidas no concurso recém-concluído. “O novo concurso vai abrir novas vagas e possibilitar fazer reserva dos profissionais”, observou.
Para o secretário os reflexos das contratações deverão começar a ser sentidos em 30 dias após o início da atuação dos médicos. De acordo com Cárdenas, atualmente, a rede municipal de Saúde possui em seu quadro 252 médicos.
Com as novas contratações, passará para 313, 24,2% a mais que a atual estrutura. Com isso os 100 plantões comprados da empresa Sigma, mensalmente, serão utilizados pela secretaria como “reserva técnica”.
O secretário informou ainda que será necessário aguardar o início do trabalho dos novos contratados para avaliar as necessidades dos plantões. Os plantonistas contratados fazem no mínimo oito e, no máximo, 18 plantões por mês.
Cárdenas informou ainda que apesar de estarem faltando três clínicos gerais para UBSs e dois médicos para PSFs, o déficit tem sido coberto com os profissionais disponíveis na rede. Também serão contratados três pediatras e três ginecologistas para atender em Unidades Básicas de Saúde.
Mais Especialistas
As contratações de especialistas para atuar na rede municipal vai permitir ampliar os serviços e reorganizar as escalas médicas. Segundo secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, serão contratados psiquiatra, gastroenterologista, dermatologista, cardiologista, mastologista, oftalmologista, especialista vascular, ultra-sonografista e reumatologista. Desses, duas especialidades são novas na rede, o mastologista, suprirá necessidade no Programa Saúde da Mulher e o reumatologista.