Foto: Veículos da Prefeitura - Justino Lucente 25.205A Secretaria Municipal da Saúde iniciou essa semana a construção do novo prédio para o Sistema Integrado de Transporte da Secretaria de Saúde (SITSS) que, atualmente, funciona junto ao Centro de Referência em Saúde do trabalhador (Cerest), na rua São Francisco de Assis, 983 – Centro. De acordo com o engenheiro da Secretaria, Werner Bassinello, a obra terá investimentos de aproximadamente R$ 330 mil e contará com área construída de 213 m² e pavimento intertravado de 886,50 m². O local contará com sala de reuniões, banheiros (feminino e masculino) e copa. A empresa responsável pela obra já iniciou a terraplanagem da área. Criado a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o SITSS funciona desde 2005. De acordo com Jorge dos Santos, coordenador do SITSS, o serviço é responsável pela parte ambulatorial, social e administrativa enquanto o SAMU responde ao atendimento ambulatorial de urgência e emergência, “esta divisão facilita o trabalho diário de ambos os serviços”, explica. Segundo o coordenador, o SITSS realiza serviço de transporte intermunicipal para consultas de pacientes em hospitais especializados como Unicamp, Hospital Estadual de Bauru entre outros. Jorge lembra ainda que, só para a Unicamp são realizadas duas viagens diárias somando cerca de 50 pessoas/dia. “Esse ano a Secretaria comprou um micro-ônibus com capacidade para 30 passageiros, que facilitará ainda mais o atendimento desses pacientes”, lembra o coordenador. O SITSS oferece ainda serviço de transporte ambulatorial para pessoas que necessitam de tratamento como quimioterapia, hemodiálise, fisioterapia e até mesmo a realização de exames de perícia, “procuramos atender a todos os que necessitam deste serviço, por exemplo, muitas vezes o paciente tem veículo próprio, mas não tem como ir até a fisioterapia, por não ter condição de dirigir e nem um acompanhante. O serviço é acessível a todos”, disse Jorge. O cadastro dos que necessitam do SITSS deve ser feito no Serviço Social da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, que encaminha os pacientes. O coordenador lembra ainda que há uma escala de prioridade no atendimento, mas que o Serviço consegue atender bem a demanda de pacientes. Atualmente o SITSS conta com 60 veículos que atendem aos serviços administrativos, ambulatorial e de viagens intermunicipais, transportando aproximadamente 100 pessoas/dia. Para o secretário da Saúde Fernando Cárdenas a construção de sede própria proporciona maior comodidade e segurança para os profissionais. A obra tem previsão de término para o final do segundo semestre deste ano.