A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na tarde de hoje, sexta-feira, 05/04, a quarta morte por dengue em Piracicaba em 2024. O resultado veio após exame confirmatório realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O registro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região Sul. O óbito ocorreu na semana entre os dias 10 a 16/03. O caso é autóctone (de origem local) e classificado como sorotipo 1 da dengue.

O primeiro óbito confirmado foi em uma paciente do sexo feminino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região central. O segundo foi em paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 60 e 69 anos, residente na região Leste. O terceiro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 80 e 89 anos, residente na região Central. De acordo com a VE, de 01/01 a 05/04 de 2024 foram registradas 16.796 notificações para a dengue com 5.892 casos positivos. Três óbitos suspeitos ainda estão em investigação.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira. Os arrastões e mutirões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização seguem atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

AÇÕES – Para amanhã, sábado, 06/04, as ações do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) retornam à região Leste da cidade. Das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai passar pelos bairros Santa Rita, Jardim São Francisco e adjacências, tendo como ponto de encontro a USF São Francisco (Rua Uchôa, 488); além disso, o Departamento de Atenção Básica (DAB) estará com agentes de saúde no bairro Alvorada e adjacências. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue estará nos bairros Morumbi, Jardim Noiva da Colina, Vila África, Jd. Santa Isabel, Jd. Petrópolis, Jd. Piracicabano, Jd. Virgínia, Reserva Imperial, com ponto de encontro em frente ao Tiro de Guerra (rua Anhanguera, 362).

Das 8h às 12h, equipes de agentes de saúde estarão nos semáforos da região central com faixas alertando para a doença e distribuirão aos motoristas e pedestres informativos com orientações importantes sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades acontecerão em dois cruzamentos da Armando de Salles Oliveira, um na rua XV de Novembro e outra com a avenida Torquato da Silva Leitão.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico.

Até 30/05, todas as unidades de saúde estão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para minimizar os impactos no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a UBS Piracicamirim (antigo Crab) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.