Piracicaba está ampliando o atendimento em 19 especialidades por meio da parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A partir deste mês, até o final do ano, a Secretaria de Saúde estima realizar até 7.350 consultas por mês – em média – para atender os casos prioritários e, também, o de pacientes que estão há mais de dois anos aguardando por atendimento em especialidades. O investimento aproximado será R$ 3 milhões até dezembro de 2024. Em fevereiro, especialistas nas áreas de psiquiatria e neurologia, já começaram atendimento via Cismetro na cidade no CAPS II Vila Cristina e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), respectivamente.
De acordo com o Departamento de Atenção Secundária (Especialidades) da SMS, as áreas contempladas neste momento são consultas especializadas e exames. Para as consultas especializadas, estão previstas: cardiologia, cardiologia infantil, cardiologia pré-operatório, cirurgia pediátrica (adolescência), diabetes e síndrome metabólica, geriatria, ginecologia, hematologia, medicina geral (processo transexualizador), nefrologia, neurologia, neurologia infantil, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria, reumatologia, urologia e fonoaudiologia. Para os exames, serão contemplados: ultrassonografia em geral, audiologia clínica, biópsias, colonoscopia, broncoscopia, endoscopia, laringoscopia, videolaringoscopia, mamografias, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, dentre outros.
Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora da Atenção Secundária, destaca que também está em planejamento a realização de mutirões de cirurgias de catarata e exames em especialidades com maior número de pessoas para atendimento. “Neste momento, 18 profissionais em 14 especialidades já iniciaram a prestação de serviços nas unidades de saúde, para o atendimento à população e outros darão início até o próximo mês. As especialidades e exames contemplados até o momento são cirurgia pediátrica, urologia, pediatria, ginecologia, psiquiatria, endocrinologia, fonoaudiologia, geriatria, neurologia, oftalmologia, radiologista, endoscopia, colonoscopia e exames de ultrassonografia em geral”, afirmou.
Conforme explica o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, após a adesão ao Cismetro em fevereiro e a apresentação das necessidades do município ao consórcio, a resposta chega em forma de atendimento à população. “Tivemos muitas dificuldades nos últimos anos em decorrência de perda de profissionais especialistas devido à questão salarial, jornada de trabalho, aposentadoria, exonerações e diversos outros problemas. Realizamos credenciamento para médicos e clínicas, processos seletivos e concursos públicos para contratação dos serviços, porém as adesões não foram suficientes diante da crescente demanda deixada pela pandemia da Covid-19. Hoje, podemos dizer que podemos dar vazão a esta demanda e, ainda, ofertar acesso aos procedimentos às pessoas que estão com necessidades prioritárias”, apontou.
Rafaela esclarece que os procedimentos serão agendados conforme a prioridade dos pacientes. “Nossas equipes estão fazendo o contato com os pacientes e realizando os agendamentos, dando as devidas orientações para que possam comparecer às consultas ou exames. Portanto, é muito importante que as pessoas que aguardam por estes procedimentos mantenham seus dados atualizados na Prefeitura, preferencialmente, por meio do cartão Pira Cidadão“, enfatizou.
A coordenadora esclareceu que a dificuldade de contato com os usuários ainda é significativa. “Estes pacientes aguardam por exames e consultas, muitas vezes, em caráter prioritário e não atendem às ligações ou contatos por aplicativo de mensagem, realizados pelas equipes de agendamento, por isso reforçamos a importância da atualização do cadastro por meio do cartão Pira Cidadão”, completou.
Segundo Muzilli Júnior, é importante destacar que ainda existem outras especialidades a serem contempladas pela parceria com o Cismetro e que serão anunciadas assim que forem devidamente acordadas com o consórcio, via adesão dos médicos especialistas interessados em fazer o atendimento em Piracicaba.