A Secretaria Municipal de Saúde dentro do projeto de melhoria do laboratório municipal e do fornecimento dos exames de análises clínicas aos pacientes da rede municipal, concluiu a licitação para a contratação de novo laboratório para a realização de exames não ofertados pelo serviço municipal, como em áreas como microbiologia, hormônios e outros. O vencedor da concorrência é de Piracicaba e o investimento é de R$ 50 mil por mês, girando em torno de R$ 600 mil por ano. No laboratório municipal são realizados 550 mil exames por ano.
O secretário da Saúde, Fernando Cárdenas explicou a necessidade de contratar outro laboratório, já que os resultados dos exames demoravam até 60 dias, o que acabava gerando reclamações dos usuários. “A expectativa é que o laboratório forneça os resultados dos exames em até 10 dias”.Ele informou que em meados de 2006 foi feita uma pareceria com a Santa Casa e a prefeitura passou a utilizar o laboratório conveniado com aquela instituição. “Nesse tempo de transição ganhamos tempo para abrir novo processo licitatório”.
Com a contratação desse laboratório, o secretário disse que facilitará a remessa das amostras de materiais para realização de exames, permitindo maior rapidez no intercâmbio entre a laboratório municipal e o que venceu a concorrência. “Os preços que serão praticados seguem a tabela do Sistema Único de Saúde e estão dentro do previsto pela Secretaria da Saúde”.
De acordo com o secretário, a perspectiva desde o início de 2005 foi a de melhorar o setor de exames e diagnósticos da Secretaria da Saúde e o laboratório está dentro deste projeto. No local foi feita uma grande reforma e foram adquiridos equipamentos mais modernos para realização de exames como o hemograma.
Cárdenas afirmou que houve melhoria na automação do laboratório que hoje atende a população com eficiência e segurança. A empresa contratada é de ponta e dará retaguarda necessária aos exames não realizados pelo laboratório municipal. “A idéia é chegar a um patamar de qualidade muito bom no que tange aos exames clínicos ofertados para a população de Piracicaba”.