A Secretaria Municipal de Saúde concluiu no mês passado, a informatização e interligação de todas as unidades de atendimento da atenção básica (Unidade Básica de Saúde, Unidade de Saúde da Família e clínicas médicas). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, foram informatizadas 70 pontos de atendimento, trabalho que teve início há aproximadamente dois anos. Segundo Cárdenas, o investimento total na implantação de todo o sistema foi de R$ 623 mil, e R$ 311 mil da compra de 111 computadores e 99 impressoras. A Secretaria também aproveitou o software cedido pela empresa Olostech, comprado pela administração anterior para a interligação de toda Rede. O investimento na manutenção do sistema é de R$ 150 mil por ano, incluindo treinamento de operacionalização. Segundo Cárdenas, 24 unidades são interligadas através da internet via telefone e 26 pelo sistema sem fio. Do total, 30 unidades fazem cadastro do paciente, encaminham para o Centro de Especialidades, realizam marcação de consultas nas unidades, de ultra-sonografia, mamografia e exames laboratoriais por meio do Centrusus (Central de Relacionamento do Usuário do Sistema Único de Saúde). Outras 20 realizam cadastro e fazem encaminhamento para as especialidades e agendamento de exames. De acordo com o secretário, além das 50 unidades da atenção básica também estão informatizados:

• Centro de Especialidades
  • Policlínica Santa Teresinha “Doutor Antonio Haddad Dib”
  • Secretaria Municipal da Saúde
  • Centro de Doenças Infecto-contagiosas (Cedic)
  • Centro de Atendimento Psicossocial (Caps)

Cárdenas destacou também que com a informatização é possível saber as consultas dos pacientes, as medicações administradas, as cirurgias, desde o primeiro atendimento do paciente até o último realizado na rede Observou ainda que com a interligação das unidades a vida do paciente e dos locais de atendimento foram organizados, permitindo ao paciente e ao sistema conhecerem todo o histórico de doença e tratamento do paciente. O secretário informou também que o sistema de informatização da rede de saúde municipal já tem projeto de expansão onde a Secretaria está adquirindo mais 75 computadores para equipar novas unidades de UBSs e PSFs e também adicionar equipamentos em outras unidades.