A Secretaria Municipal de Saúde concluiu a informatização e interligação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as do Programa Saúde da Família (PSF). Ao todo são 60 unidades sendo 23 UBSs e 37 PSFs, que estão on line com a Centrus – Central de Relacionamento com o Usuário SUS.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, com a informatização da Atenção Básica, o sistema agiliza ainda mais os encaminhamentos e agendamentos para exames e consultas. Cárdenas destacou também que com a informatização é possível saber todas consultas dos pacientes, desde o primeiro atendimento até o último realizado na rede.

A informatização permite maior controle, diminuído as faltas que era em torno de 40% a 50% para em média de 14%. Atualmente, existem especialidades que não chegam a 5%. São agendadas pelo Centrus 38 especialidades médicas e 40 tipos de exames onde o atendimento é feito no Centro de Especialidades Médicas, Policlínica de Santa Teresinha, Clínica de Olhos, Ong Plena Vida, Cadme – Clinica de Atenção a Doenças Metábolicas, Hospital Dia/AME, Imedi – Diagnóstico por imagem, Hospital dos Fornecedores de Cana e Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.

Para o coordenador do Centrus, Reginaldo Oliveira, além de ser uma central de agendamento médico e de exames, a unidade conta com setor de Monitoramento de Gestantes que é essencial para o trabalho junto ao Pacto pela Vida (contra a Mortalidade Infantil). “Mensalmente entramos em contato com a gestante para verificar a evolução da gestação e, se necessário agilizar os procedimentos necessários até o nascimento”, explica Oliveira.

Para gestantes de alto risco, o monitoramento é semanal ou, se necessário, diariamente. No momento 1.653 gestantes são monitoradas, sendo 31 de gêmeos. Em 2010, o Centrus concluiu 2.402 monitoramentos. Outro setor importante é o Monitoramento de Agravos como Influenza A (H1N1) e Dengue, que ocorrem sazonalmente. Segundo o coordenaro do Centrus, em 2009, por exemplo, de H1N1 foram monitorados 4.601 pacientes desses 202 menores de 2 anos, de 2 a 65 anos 4.294 e acima de 65 anos 105 pacientes. Neste ano o Centrus monitorou 1.488 pacientes com Dengue e 1.392 com H1N1.

O Centrus funciona das 7 às 19 horas e conta com 21 servidores, entre funcionários e estagiários, sendo 4 estagiários na emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) necessário para qualquer encaminhamento médico, 14 no setor de agendamento de consultas e exames e 3 funcionárias no Monitoramento de Gestantes e Agravos.

A emissão do Cartão SUS é um termômetro para avaliação de quantos novos pacientes entram no Sistema Único de Saúde. Em média, 180 novos cartões são emitidos diariamente somando 47.520 novos pacientes por ano que entram no sistema.