A Secretaria de Saúde concluiu a capacitação em saúde mental do programa “Caminhos do Cuidado”, do Ministério da Saúde. Ao todo, 196 profissionais entre auxiliares, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde foram capacitados para acolhimento em saúde mental.
Iniciada em abril de 2014 e finalizada em julho desde ano, a capacitação teve como objetivo contribuir com a formação dos agentes para que possam atuar nas práticas e cuidados aos pacientes com problemas de uso de crack, álcool e outras drogas.
Entre os 196 profissionais capacitados, 156 são agentes de saúde, 32 auxiliares e oito técnicos de enfermagem. Esses profissionais serão agora multiplicadores do conteúdo recebido nas unidades onde atuam.
De acordo com a terapeuta ocupacional Lívia Maria Baltieri da Silva, tutora da formação pelo Ministério da Saúde em Piracicaba, os encontros foram realizados a partir de um manual desenvolvido pelo ministério e distribuído para todo Brasil. “A meta do ministério é capacitar cerca de 290 mil profissionais em todo o país”, salienta Lívia.
O curso, que teve carga horária de 40 horas, foi divido em cinco encontros organizados em três eixos: conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; caixa de ferramentas dos ACSs, auxiliares e técnicos de enfermagem na Atenção de Básica e reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado com diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.
Livia explica que o projeto “Caminhos do Cuidado” busca, como foco principal, a saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas e visa a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. “O objetivo é cuidar da saúde deste paciente que procura a rede em sua totalidade”.
De acordo com a terapeuta ocupacional, todos os profissionais da rede de saúde de Piracicaba tiveram uma participação qualificada e poderão agora dar continuidade a este trabalho nas unidades de saúde onde atuam.