Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Saúde compra 1.028 aparelhos auditivos para atender 527 pacientes

Investimento é de R$ 1,16 milhão; fila de espera era de mais de 5 anos

Por CCS / Publicado em 03/04/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um exame de audiometria. Vamos analisar os detalhes: *O que está acontecendo?* Uma audiometrista (a pessoa de costas, usando fones de ouvido e operando um equipamento) está realizando um teste de audiometria em uma paciente (a pessoa visível através da janela insonorizada). A paciente está usando fones de ouvido e sinaliza com a mão quando ouve um som. *Detalhes do processo:* * *A Cabine Inesonorizada:* A paciente está sentada em uma cabine insonorizada, projetada para minimizar ruídos externos que possam interferir no teste. A parede da cabine é geralmente feita de material absorvente de som. A janela permite que a audiometrista observe a paciente. * *O Equipamento:* A audiometrista utiliza um audiômetro, um dispositivo eletrônico que gera sons em diferentes frequências e intensidades. O audiômetro mede a capacidade da paciente de ouvir esses sons. A tela mostra os resultados do teste em tempo real ou dados relevantes para a condução do exame. * *O Teste:* O teste de audiometria avalia a capacidade auditiva da paciente em diferentes frequências. A paciente sinaliza quando ouve um som, permitindo que a audiometrista registre o nível de audição em cada frequência. A resposta manual indica se o som foi percebido ou não. * *A Profissional:* A audiometrista é uma profissional de saúde treinada para realizar exames de audiometria e interpretar os resultados. A credencial visível em sua roupa sugere uma afiliação profissional, provavelmente a uma clínica ou instituição. *Em resumo:* A imagem documenta um exame de audiometria, um procedimento comum para avaliar a saúde auditiva. O processo envolve uma cabine insonorizada, um audiômetro, a participação ativa da paciente e a perícia da audiometrista.
CRP tem realizado exames de audiometria para avaliação dos pacientes da Secretaria de Saúde que receberão os aparelhos auditivos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 1.028 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) que vão beneficiar 527 pacientes que aguardavam na fila há mais de cinco anos. O investimento é de R$ 1.163.52,00 e a empresa contratada para entregar os aparelhos é a E.A. de Lima Aparelhos Auditivos.

O processo para atender os pacientes foi realizado pelas equipes da Atenção Secundária (Especialidades). A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, lembrou que a fila de pessoas que precisam da prótese auditiva era de 1.076 pacientes, muitos deles aguardando desde 2019. “Inicialmente serão atendidos 527 pacientes. A entrega será realizada de forma gradativa, começando pelos casos mais graves e prioritários, lembrando que há pacientes que precisam de apenas um aparelho e outros necessitam de dois”.

Daniela explicou que um pregão para compra destes aparelhos foi realizado em 2024, porém, a empresa ganhadora não pode concluir o processo de compra pelo fato de o período eleitoral ser impeditivo legal para entrega dos mesmos, uma vez que são considerados doações. “Em fevereiro deste ano retomamos esse processo de compra, para o qual a Prefeitura conseguiu um desconto nos aparelhos em nova negociação. A assinatura do contrato aconteceu na tarde de ontem, 02/04, e a entrega está prevista já para o mês de maio”.

Os aparelhos são de amplificação sonora individual nos tipos A (397 unidades) e B (618 unidades), que compatíveis com perdas auditivas de grau leve a profundo, e o tipo C (13), compatível com perdas auditivas de grau leve a severo. A entrega será realizada pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, que fica à Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, Centro – atrás do Mercado Municipal.

“Em fevereiro iniciamos a convocação desses pacientes para realizar novo exame de audiometria no Centro de Reabilitação de Piracicaba, o CRP, para estarem preparados para receber o aparelho auditivo. Desde então, já realizamos mutirão de audiometria aos sábados de março, com média de 15 exames por dia, estando previsto para o mês de abril o mesmo quantitativo nos sábados dias 05, 12 e 26 de abril”, completou Daniela.

A imagem mostra uma audiometrista a realizar um exame auditivo numa paciente. A paciente está sentada numa cadeira, usando óculos e vestindo uma blusa branca de manga curta e calças azuis. A audiometrista está de pé atrás dela, usando uma blusa vermelha e calças cinzas. Ela está usando um otoscópio para examinar o ouvido da paciente. Na mesa, há um audiômetro, fones de ouvido e um manguito para medir a pressão arterial. Um documento também está na mesa, provavelmente os resultados do exame. O ambiente parece ser uma sala de exame médico ou clínica de audiologia. O exame auditivo é um procedimento comum que avalia a capacidade de uma pessoa de ouvir. Ele pode ser usado para diagnosticar problemas de audição, monitorar a progressão de uma perda auditiva e avaliar a eficácia dos tratamentos para a perda auditiva. A imagem sugere que a paciente está a receber um exame completo de audição, que pode envolver diversos testes para avaliar diferentes aspectos da sua audição. A audiometrista parece estar usando um otoscópio para inspecionar o canal auditivo e o tímpano da paciente, antes de prosseguir com outros testes usando o audiômetro. A presença do manguito pode sugerir a realização de testes adicionais, como a avaliação da pressão arterial, que pode ser relevante para avaliar certas condições que afetam a audição.
Mutirões de audiometria acontecem no CRP para avaliação dos pacientes do SUS que receberão os novos aparelhos auditivos

O secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, reforçou que o trabalho das equipes não para aqui. “O aparelho auditivo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com perda auditiva, bem como a interação social, permitindo que a pessoa participe de atividades de grupo e volte a usar o telefone e assistir televisão, por exemplo. Trazer essas melhorias é o que queremos e vamos fazer até conseguirmos zerar a fila de espera por essas próteses”.

ACESSO – Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista. Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério da Saúde. Cabe lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas e critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

A cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – aparelhos para atender até 10 usuários do SUS/mês em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva, com regulação do Governo do Estado de São Paulo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.