A Secretaria Municipal de Saúde realiza, no próximo dia 22 de março, quinta-feira, às 13h30, no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Piracicaba, evento comemorativo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O objetivo do encontro, organizado pela Vigilância Epidemiológica (VE) e pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, em parceria com o Legislativo, é alertar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas e erradicar completamente a tuberculose no município.
O palestrante do dia será o dr. Eduardo Rebeis, coordenador do Programa de Controle de Tuberculose de Piracicaba. Ele abordará o tema Tuberculose: tratamento, prevenção e perspectiva, para levar aos profissionais de saúde da rede pública e demais interessados informações que ampliem a capacidade de diagnóstico da doença a partir de ações preventivas das unidades de saúde, junto população, melhorando assim o desempenho do município no combate à doença.
Em Piracicaba, é registrada uma média anual de 160 casos novos da doença, coeficiente de incidência de 40,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Dados do Tbweb, do Ministério da Saúde (MS), de 2016, demonstram também que 83% dos atendidos pela rede municipal alcançam cura plena.
A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Doença Iinfecciosa (Cedic), do Departamento de Atenção Básica (AB) e da VE, desenvolve trabalho permanente de capacitação de profissionais com a finalidade de alertar sobre a doença e estimular a prevenção.
No Brasil, a incidência de tuberculose é alta quando comparada com a taxa de países desenvolvidos, o que o coloca na lista dos 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. A doença é a terceira responsável por morte causada por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com HIV. Em 2011, foram 70 mil novos casos, sendo que 5 estados — Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo — somaram mais da metade dos casos de doença no país.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
SINTOMAS
Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
SERVIÇO DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE Data: 22/03/2018 Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba Horário: Abertura às 13h30 14h15 – Palestra sobre Tuberculose – Tratamento, Prevenção e Perspectiva: Dr. Eduardo Basso Rebeis – Coordenador das Ações de Tuberculose Municipal Público Alvo: Profissionais de Saúde e Comunidade