Para concluir a última fase da nova unidade, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a instalação de mobiliários nos cômodos do Posto Saúde da Família (PSF) do Jardim Boa Esperança. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento na região e faz parte do plano do governo do prefeito Barjas Negri de melhorar as condições de atendimento médico a população. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, a construção da nova unidade atende compromisso assumido em discussões com a comunidade, que há muitos anos reivindicava a uma nova sede visando melhoria no atendimento. O novo PSF do Jardim Boa Esperança, que atualmente funciona em prédio alugado e e atende mais de 3.500 pessoas (900 famílias), foi construído em terreno de 820 m², e conta com recepção, três consultórios, sala de vacina, sala de curativos e suturas, sala para reuniões, banheiros para atendimento ao público e com adaptações para portadores de necessidades especiais. Hoje o PSF conta com seis agentes de saúde, um clínico geral (generalista), uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem. A nova unidade fica na Rua Cupuaçu esquina com Dom Aniger de Mellilo. Mais unidades do PSF

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciou a construção de cinco novas unidades para o Programa de Saúde da Família. Objetivo é atender o compromisso firmado com as comunidades construindo e melhorando o atendimento à população dessas regiões. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Saúde, Werner Geraldo do Marco Bassinello, das unidades construídas, três passarão a ter sede própria. “O PSF do Sol Nascente, São Francisco e Tatuapé, funcionam em casas alugadas. Estamos construindo cínco novas unidades que contarão de 200 metros quadrados de área construída”, informou Bassinello. Além das três unidades, outros dois bairros serão beneficiados com os PSF: Santa Rosa (que iniciou as obras este mês) e o bairro São José (que está em fase de conclusão). A Secretaria Municipal de Saúde estima que sejam investidos aproximadamente R$ 773 mil para a construção das cinco unidades. Segundo a coordenadora dos PSFs, Adriana Lemes, desde a implantação do Pacto de Atenção à Saúde, o Ministério da Saúde tem incentivado a inversão do modelo assistencial de UBS (Unidade Básica de Saúde) para o PSF (Programa de Saúde da Família). “O trabalho é desenvolvido nos PSF vão desde ações de promoção e prevenção até a reabilitação e cura de pacientes”, explicou Adriana. As novas unidades contarão com recepção, banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência, sala de curativos sutura, sala de vacinas, três consultórios (para clínico geral, dentista e ginecologista) e sala para grupo de reuniões. De acordo com Adriana, Piracicaba conta hoje com 30 equipes de PSF. Até o final de 2008 serão mais 10 equipe no município.