A imagem mostra uma sala de aula lotada de mulheres sentadas em fileiras de cadeiras. Uma palestrante está em pé no palco, dando uma apresentação. No palco, há um projetor mostrando uma apresentação de slides. A sala de aula é bem iluminada e há bandeiras brasileiras penduradas na parede. A maioria das mulheres está vestida com roupas casuais. A atmosfera é calma e atenciosa. Parece ser uma reunião ou uma palestra.
Cerca de 300 agentes de saúde foram capacitados para o combate a dengue na cidade

Para aprimorar o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da cidade para uma capacitação sobre o inseto, formas de combate e de educação junto a população. O treinamento aconteceu hoje, quinta-feira, 19/12, no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) e também contou com a presença dos coordenadores e diretores da Atenção Básica (DAB), Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Vigilância Epidemiológica (VE) e do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA).

Conforme explicou a coordenadora de enfermagem do DAB, Elaine Defavari, o principal objetivo da capacitação foi organizar, esclarecer e reforçar as ações essenciais no combate ao Aedes, além de promover a identificação dos sintomas da doença e o encaminhamento adequado de casos suspeitos ou confirmados ao atendimento na rede pública de saúde. “É importante destacar que o combate à dengue depende da colaboração entre diferentes setores e atores sociais. Todos os profissionais de saúde e cidadãos têm a responsabilidade de combater os focos de proliferação do mosquito e eliminar seus criadouros”, disse.

A imagem mostra uma mulher de pé em um palco, usando um microfone e falando para uma apresentação. Ela está vestida com uma blusa cor de rosa e calças bege. Ao fundo, há uma tela projetando informações sobre como relatar dados de dengue, incluindo um endereço de e-mail e instruções para notificar casos suspeitos. Três bandeiras estão visíveis atrás da palestrante. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou auditório. A imagem é bem iluminada e nítida.
A enfermeira Elaine Defavari foi uma das orientadoras da capacitação

Elaine ainda complementou que o ACS desempenha um papel fundamental nas equipes de saúde, principalmente no combate a dengue. “Eles são essenciais para garantir a participação ativa de cada morador na eliminação de criadouros, na identificação e prevenção de potenciais focos, além de orientar sobre os sinais e sintomas da doença”, completou.

AÇÕES – O trabalho intenso no combate ao Aedes não para. Neste sábado, 21/12, as ações estão ampliadas, com Arrastão da Dengue, das 8h às 14h, passando pelos bairros Jardim Esplanada, São Francisco, Vila São Luís, Paulicéia e Residencial Paulista, tendo como ponto de encontro Ginásio de Esportes, próximo Escola Estadual Dario Brasil. Já o Mutirão nos corredores comerciais continua, das 8h às 12h, desta vez passando nas avenidas Manoel Conceição e Rui Barbosa, região da Vila Rezende. A programação está sujeita a alteração.

A foto mostra dois homens carregando um sofá velho para a carroceria de um caminhão. O caminhão tem um letreiro que diz "Arrastão Dengue 202[ano ilegível]", indicando que é parte de uma campanha de saúde pública para combater a dengue. Um dos homens veste uma camisa amarela e calças laranja, enquanto o outro veste uma camisa verde e calças marrom. Ambos usam luvas. Ao fundo, há casas e árvores, e o céu está claro e azul. A cena sugere um esforço comunitário para remover objetos que podem acumular água e servir como criadouros para mosquitos transmissores da dengue.
Arrastão da dengue será retomado na região da Pauliceia neste sábado, dia 21

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 17/12 de 2024 – em dados provisórios – foram 65.285 notificações para a dengue com 29.436 casos positivos e 16 óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2023, foram 15.094 notificações, 3.039 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 8.5287 notificações, 1.443 confirmações e um óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.