A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Pacto para Redução da Mortalidade Infantil em Piracicaba promove até segunda-feira (2) uma capacitação para 470 profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família).

Voltada a auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a capacitação tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde da Gestante e da Criança para colaborar com a redução da taxa de mortalidade infantil no município.

Durante duas semanas de treinamento, realizado no anfiteatro da APM (Associação Paulista de Medicina), os profissionais receberam informações importantes sobre questões como a importância do pré-natal adequado, sinais de alerta e orientação sobre o fluxo de atendimento das gestantes.

“Após uma série de encontros com os trabalhadores da saúde, um diagnóstico apontou que o principal fator relacionado ao óbito infantil em Piracicaba é a prematuridade. Assim foi solicitado pelos próprios trabalhadores e identificado como necessário um treinamento teórico-prático não só do acompanhamento médico e de enfermagem das gestantes, mas também de organização dos fluxos de atendimento, melhorando o acesso de todas as gestantes do município em todos os níveis, desde a Atenção Básica até os setores terciários”, destaca o pediatra Rogério Tuon, coordenador do Pacto.

PACTO O Pacto de Combate à Mortalidade Infantil foi criado no início de 2005 em Piracicaba e prevê o intercâmbio de informações entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, entidades, hospitais e organizações não governamentais do município.