Mulher com roupa escura e com microfone na mão, olha para um telão com diversas imagens, para uma platéia formada por enfermeiras, que estão devidamente sentadas.
Cerca de 150 servidores da área de enfermagem participaram do treinamento realizado na última segunda-feira, 09-12


A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou capacitação para 150 servidores da área de enfermagem da rede municipal com o tema Treinamento de Eletrocardiograma. A atividade aconteceu na tarde de segunda-feira, 09/12, no auditório da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), sendo ministrado pelo cardiologista Carlos Augusto Ferreira Salles e pela enfermeira Michele Brasileiro.

Médico olhando para a platéia formada por enfermeiras, que estão sentadas, explica procedimentos necessários , no cuidado compacientes.
Cardiologista Carlos Salles ministrou capacitação aos servidores da Saúde

Na atividade, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, foram capacitados em realização de eletrocardiograma. Esses profissionais atuam no Departamento de Atenção Básica (DAB), Núcleo Integrado de Gestão do Trabalho e de Educação Permanente em Saúde (NIGeTES), Núcleo de Educação em Urgências (NEU/Samu), Atenção Secundária (Especialidades) e Departamento de Manutenção da Saúde (DMS).

Mulher de roupa escura mexe em um paciente homem, para explicar os cuidados básicos, para platéia de enfermeiras.
A enfermeira Michele Brasileiro, do NEU-Samu, também ministrou treinamento para os servidores da SMS

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame básico que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Por meio dele, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos, entre elas: arritmia, taquicardia, bradicardia, patologias coronarianas, problemas nas válvulas do coração) e infarto agudo do miocárdio, por exemplo.