Com o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças moradoras da zona rural de município, a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação neste sábado (04), nas unidades de saúde de Ártemis, Santana, Anhumas, Ibitiruna e Tanquinho. Os locais ficarão abertos para o atendimento das 8h às 16h. Além dos postos fixos, sete equipes volantes percorrerão durante todo o dia os bairros rurais para imunizar o maior número de crianças.

Segundo a enfermeira Cibele Melo dos Reis, coordenadora do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, estarão disponíveis as vacinas DTP (difteria, tétano e coqueluche), dTPa (difteria, tétano e coqueluche acelular para gestantes a partir da 27ª semana gestacional), dT (difteria e tétano), febre amarela, pneumococica 10 valente, pneumococica 23, meningococica C, VIP (poliomielite inativada), pentavalente (difteria, tétano, coqueluche e hepatite B), hepatite A, hepatite B, HPV, influenza (gripe), rotavírus, SCR (sarampo, caxumba e rubéola) e varicela (catapora).

Cibele ressalta que os pais ou responsáveis devem ficar atentos e verificar se não há nenhuma vacina em atraso na caderneta da criança. “Orientamos sempre para que procurem a unidade de saúde mais próxima e atualizem a vacinação”. A enfermeira informa ainda que, além da atualização vacinal das crianças, serão oferecidas vacinas para os adolescentes e gestantes.

GRIPE A vacina contra a gripe continua disponível em todas as unidades de saúde para os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, ou seja, crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

O município de Piracicaba aplicou, até 1º de junho, 76.012 doses de vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 95,75% do público-alvo, superando a meta da campanha, que é de 80%. Também foram aplicadas 15.189 doses para doentes crônicos, totalizando 91.201 pessoas imunizadas.

De acordo com Cibele, não há, até o momento, indicativo do Ministério da Saúde para estender a imunização contra a gripe para outros grupos. Em Piracicaba, a meta de 80% só não foi atingida entre as gestantes, que até o dia 1º registraram uma cobertura vacinal de 60,21%.