Fernando Cárdenas mostra o cartaz que esta afixado no Terminal Rodoviário - Foto: Rafael Santos 46.956A Secretaria Municipal de Saúde anunciou esta semana novo plano de contingência contra a gripe Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”. Desde abril, a Secretaria vem trabalhando no monitoramento na rede municipal de saúde com os pacientes que apresentam sintomas desta patologia, mas, agora, a análise será mais criteriosa.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, houve crescimento muito grande na demandas de hospitais, como HC da Unicamp, em Campinas, e há a necessidade de diminuir a quantidade de pacientes em locais como esse. “Neste período de inverno, todo mundo tem gripe, mas há uma diferença muito grande entre uma gripe comum e a Influenza A, portanto é preciso termos mais critérios para enviar pacientes que realmente tenham os sintomas dessa gripe”, destaca Cárdenas.

Por isso, a partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde iniciará um treinamento específico com médicos e enfermeiros da rede municipal. A expectativa é realizar um curso intensivo a todos os profissionais para que eles possam ter maiores condições de avaliar os pacientes que apresentam sintomas da gripe suína.Em Piracicaba, foi registrado apenas um caso de gripe suína. Um homem, adulto, que viajou à Argentina foi infectado. “Porém, antes de vir a cidade, ele ficou no período de isolamento de sete dias, em Sorocaba, numa casa de parente. Portanto, não temos nenhum caso de gripe de infectados na cidade”, avalia Cárdenas.

Sendo assim, a recomendação da Secretaria é que para quem apresente os sintomas da gripe, deve seguir a uma unidade de atendimento mais próxima, tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa Saúde da Família (PSF) ou mesmo Unidades de Pronto-Atendimento (Upams). “Nestes locais, haverá um profissional capacitado para identificar a gripe suína”, finalizou o secretário.