A Secretaria Municipal da Saúde antecipou a vacinação dos profissionais da Rede. De acordo com o secretário Fernando Cárdenas, a Secretaria optou em antecipar a vacinação para agilizar o planejamento das próximas fases da imunização na cidade. "Aproximadamente cinco mil profissionais receberão a dose da vacina contra H1N1 nesta primeira etapa" afirmou.

As primeiras doses contra a Gripe A (H1N1) foram aplicadas na quarta-feira (03) nos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Programas de Saúde da Família, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Doenças Infecto Contagiosas, Centro de Atenção a Doenças Metabólicas, Centro de Atenção a Saúde do Adolescente e Vigilância Epidemiologia e parte das Farmácias Municipais.

Segundo a responsável pela imunização municipal, Jaqueline de Carli Arnosti, na quinta (04) e sexta-feira (05) as equipes da Vigilância Epidemiológica percorreram as Unidades de Pronto Atendimento Médico, Central de Ortopedia e Traumatologia, Policlínica Santa Teresinha, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e Laboratório Municipal. SAMU, Serviço Integrado de Transportes da Secretaria da Saúde e Hospitais devem receber a vacina hoje (08).

Jaqueline informou ainda que a Vigilância Epidemiologia está programando as ações da próxima fase que atenderá gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos. A enfermeira destacou que só poderão tomar a vacina os pacientes crônicos que tiverem as seguintes doenças:

• Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);

• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);

• Asmáticos (formas graves);

• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;

• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);

• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

• Diabetes mellitus;

• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

• Doença hematológica (hemoglobinopatias);

• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Menini, informou que 70% dos profissionais da Rede Municipal de Saúde já foram vacinados, ainda de acordo com Fernanda, na tarde desta segunda-feira haverá uma reunião com os hospitais do município para programar a vacinação do restante dos profissionais de saúde. Em Piracicaba cerca de cinco mil pessoas devem ser vacinadas na primeira fase da campanha.