Vacinação contra a gripe foi ampliada nesta quinta-feira, 02-05, para toda população com mais de seis meses de idade
Vacinação contra a gripe foi ampliada nesta quinta-feira, 02-05, para toda população com mais de seis meses de idade

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade, a partir desta quinta-feira, 02/05. A campanha nacional segue até o próximo dia 31/05/24 em todas as unidades de saúde do município.

Cibele Melo dos Reis, coordenadora do Departamento de Imunizações da SMS, destacou que o ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. “A vacina é muito importante para proteger a população e evitar o aumento da incidência da doença na cidade. Por isso, quem não tomou a sua dose, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar”.

Ampliação da vacinação contra a gripe-influenza no município segue orientações do Ministério da Saúde enviadas na tarde desta quarta-feira
Ampliação da vacinação contra a gripe/influenza no município segue orientações do Ministério da Saúde enviadas na tarde desta quarta-feira, 01/05

A medida de ampliar a vacinação, segundo o Ministério da Saúde, acontece diante da baixa adesão do público-alvo que, até o dia 21/04, apenas 22% recebeu a dose do imunizante em todo o país. De acordo com o SMS a cobertura na cidade também é baixa onde desde o início da campanha (23/03), até segunda-feira (29/04), dos grupos prioritários, já foram imunizados: 21.536 idosos (cobertura vacinal de 28,93%); 3.691 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (15,27%); 501 gestantes (14,01%); 38 puerpéras (6,47%); e 3.023 trabalhadores da Saúde (21,14%). “O número de pessoas que aderiram a vacinação ainda é considerado baixo, portanto, reforçamos que a população procure sua unidade de saúde para receber o imunizante. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves”, completou Cibele.

A SMS reforça que durante a semana a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo CRAB), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

Para receber o imunizante, que é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas (H1N1, H3N2 e um vírus B), protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças também devem levar a caderneta de vacinação.