Amanhã (dia 24) é ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população e profissionais da área quanto aos sinais e sintomas da doença. Serão distribuídos folhetos sobre a tuberculose nas 25 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 24 PSF (Programa Saúde da Família), com o objetivo de detectar os pacientes assintomáticos –– que ainda não apresentam as características da doença, como tosse há mais três semanas.

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch, disseminada por via aérea, quando uma pessoa com tuberculose pulmonar tosse, espirra ou escarra no ambiente. Os sintomas são tosse persistente (mais de três semanas), emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil e febre baixa.

A mobilização mundial é devida à estreita ligação da doença com a pobreza e a má distribuição de renda aliadas ao surgimento da epidemia de aids e ao aparecimento de focos de tuberculose multirresistente no mundo, Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a bactéria da doença está presente em um terço da humanidade, manifestando-se em 8 milhões de pessoas por ano, dos quais 80 % se encontram nos 22 países de maior ocorrência de tuberculose, dentre eles o Brasil, que ocupa atualmente o 15o. lugar.

A Organização Mundial de Saúde estabelece critérios para priorização de países na intensificação das ações de diagnóstico e tratamento que são: alta carga de tuberculose, programas de tuberculose inconsistentes, países com baixa ou média detecção de casos.

Assim, a principal meta do Programa de Controle da Tuberculose é modificar a situação epidemiológica com a redução da morbidade e da mortalidade, uma vez que no mundo 3 milhões de pessoas morrem anualmente em conseqüência da Tuberculose.

No Brasil a doença acomete 100 mil pessoas anualmente, somente no Estado de São Paulo são notificados por ano, em média 21 mil casos novos de tuberculose.

A tuberculose em Piracicaba

Em Piracicaba, são registrados perto de 155 casos novos da doença por ano. Nos últimos anos, o município tem obtido aumento no número de casos notificados e também nos índices de cura.

De acordo com auxiliar de enfermagem do Programa Municipal de Tuberculose, Inez Machado. Nos primeiros três meses de 2006 foram notificados 34 casos da doença, a mesma quantidade do mesmo período de 2005, que contabilizou no total 156 casos atendidos pelo programa, 80 altas e 40 continuaram em tratamento.

O trabalho desenvolvido na cidade consiste no diagnóstico precoce e no tratamento supervisionado para a cura da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de Programa Saúde da Família (PSF) e os exames necessários, há o encaminhamento para o tisiologista, enfermagem, assistente social, psicólogo e orientação quanto aos medicamentos. ‘Nós realizamos a busca ativa e intensiva de casos e, através de parceria com o PSF garantimos a supervisão da dose diária de medicação’, disse Inez.

Os casos positivos da doença são encaminhados para o Cedic, que dispõe de tisiologista, enfermagem, assistente social, psicólogo e orientação quanto aos medicamentos. A unidade fornece gratuitamente todos os medicamentos para o tratamento, imprescindível para a cura, uma vez que a ausência desse procedimento leva o paciente à morte. ‘É muito importante que a pessoa mantenha o tratamento, pelo menos por seis meses, até receber alta pelo médico, pois a desistência implica na volta da doença de forma mais agressiva’, disse.