As cidades da Região Metropolitana de Piracicaba estão sob alerta de forte onda de calor desde o último fim de semana, conforme informativo divulgado ontem, 13/11, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Vários municípios registraram recordes de altas temperaturas. Ontem, segunda-feira, 13/11, Piracicaba registrou 40ºC com umidade relativa do ar em 34%. Para hoje, a previsão máxima é de atingir a marca de 41ºC e umidade relativa do ar em até 44%. Esses indicadores devem se manter elevados até sexta-feira, 17/11, quando as temperaturas devem ficar mais amenas com a chegada de chuvas esporádicas.
A partir desta previsão, a Secretaria de Saúde alerta que essas condições podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes. Os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia.
Outros cuidados com a saúde, em períodos de muito calor, que cabem ser destacados, é deixar na geladeira medicamentos que precisam ser armazenados em temperaturas mais baixas (ler as instruções de armazenamento na embalagem); procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica condição médica ou tomar vários medicamentos; busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar; no período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.
HIDRATAÇÃO – Ainda segundo a Secretaria de Saúde, nessas condições é preciso aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede; evita bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; fazer refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes. Cabe destacar que recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede e, neste caso, é muito importante oferecer água a este público.
RUA – Para se proteger do sol e do calor, a SMS alerta para que se evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioletas deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas, neste caso, recomenda-se o reforço no uso do protetor solar; use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara); proteja as crianças com chapéu de abas; use roupas leves e que não retêm muito calor; diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados; em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas; não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.
CASA – Dentro de casa, a orientação é para que que, se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar; abra as janelas durante a noite; utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas; informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor; mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.
PREVISÃO DO TEMPO – De acordo com informações do Inmet e site Climatempo, as temperaturas na cidade de Piracicaba devem se manter elevadas até a próxima quinta-feira, 16/11, com a temperatura variando com mínima de 23°C e máxima de até 38°C. A partir de amanhã, 15/11, a umidade do ar pode ficar mais elevada, criando nuvens e possibilitando chuvas sempre ao final da tarde ou início da noite. A previsão é de que, até sábado, 18/11, ocorram até 37mm de chuva, tendo sua maior intensidade esperada no sábado, com até 15mm de precipitação. Os ventos devem variar de 12 a 23km/h.