A Secretaria Municipal da Saúde adquiriu novo aparelho para a realização de diagnósticos de distúrbios convulsivos, epilepsia, tumores cerebrais, cefaleia etc. O eletroencefalógrafo substituirá o antigo que faz exames para analisar as ondas cerebrais.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, aquisição do equipamento irá agilizar e melhorar o resultado dos exames, com consequente melhoria no atendimento da população. “A Secretaria tem investido cada vez mais em tecnologia e modernidade para garantir atendimento de excelência ao usuário”, disse Cárdenas.
A técnica de eletroencefalograma, Neide Abigail Stênico, responsável pelos exames na Policlínica de Santa Terezinha, explicou que o novo aparelho auxiliará na precisão dos resultados por ser mais completo que o aparelho anterior. Segundo ela, o novo eletroencefalograma tem foto estímulo embutido. “O foto estímulo faz com que as ondas cerebrais sejam estimuladas, o que torna o exame mais completo e preciso, auxiliando o médico na hora de identificar o problema”, falou Neide.
A Policlínica faz aproximadamente 300 exames de encefalograma/mês, uma média de 12 por dia. De acordo com Neide, cada exame leva cerca de 30 minutos, sendo um procedimento simples que não causa qualquer desconforto. A Secretaria informou, por meio do Serviço de Avaliação e Controle (SAC), que não há fila de espera para este exame, que é agendado pela unidade de saúde em que o paciente é atendido no prazo máximo de uma semana.