Fernando Cárdenas e Werner Bassinello vistoriaram as obras da Nova COTCom investimento de aproximadamente R$1,3 milhões, a Secretaria Municipal da Saúde mantém a todo vapor as obras de construção da nova Central de Ortopedia e Traumatologia (COT). O objetivo é ampliar a estrutura e principalmente a qualidade do pronto atendimento a população. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Saúde, Werner Bassinello, a empresa Planencap, responsável pela obra, iniciou os serviços de pintura de todo prédio, está finalizando as instalações elétricas e começará a instalação de gases medicinais. A previsão é que a unidade comece a atender ainda no segundo semestre desse ano. Segundo Bassinello, o novo prédio da COT tem 1.131 m² (o atual possui 916 m²) e acomodará leitos de pediatria (8), de repouso feminino (4) e masculino (11), emergência (4) e de isolamento (1) além de salas de Raio-X (2), gesso (2), aplicação (2), sutura (1), curativo (1), de pequena cirurgia (1), consultórios médicos (4) e sanitários, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais. A nova sede Central de Ortopedia e Traumatologia terá também três novos leitos, passando de 20 para 23. Serão mantidos os números de leitos de isolamento (2) e de emergência (4). Com a obra, a Secretaria de Saúde irá melhorar e ampliar o atendimento da população, mantendo a qualidade e reduzindo filas. Nova Central de Ortopedia e Traumatologia deve ser entregue ainda no segundo semestreApós a construção da nova sede a unidade desocupará o imóvel que está anexo ao Hospital-Dia para permitir a sua ampliação a partir do próximo ano. Inaugurado recentemente, o hospital já fez no mês de junho, por exemplo, cerca de 100 cirurgias eletivas. Este número crescerá para 350 até dezembro e a partir de 2010 poderá chegar a 500. Desde a sua implantação, a COT vem operando em prédios improvisados. Como o imóvel da Rua do Trabalho (Vila Independência) e, mais recentemente, na Rua Visconde do Rio Branco. Este último precisou de adaptações para a instalação da Central de Ortopedia, que chega a atender cerca de 7.000 pessoas por mês. Em 2008, por exemplo, foram registrados 81.000 atendimentos. Para o secretário Fernando Cárdenas a nova sede facilitará o acesso dos usuários por estar próxima ao Terminal de Ônibus do Piracicamirim e da avenida Alberto Vollet Sachs. Cárdenas explicou ainda que, para ampliar o número de cirurgias eletivas, “a alternativa que a Administração encontrou foi transferir a COT do atual prédio (Bairro Alto) e, com isso, realizar as adaptações necessárias para acomodar melhor a nova infraestrutura do Hospital-Dia que, além dos 20 novos leitos, terá oito consultórios médicos, dois leitos de emergência e mais dois de isolamento”.