Na próxima sexta-feira, 07/06, às 19h30, acontece no Cemitério da Saudade a terceira edição do roteiro noturno Saudade e suas Vozes de 2024. O passeio é gratuito e os participantes podem conhecer as lendas urbanas e histórias de personalidades de Piracicaba. As 100 vagas oferecidas nesta edição já foram preenchidas.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Realizado no município desde 2022, o projeto já teve a participação de quase 2.000 pessoas.

Terceira edição do passeio noturno Saudade e Suas Vozes acontece dia 07/06 no Cemitério da Saudade

O passeio é conduzido pelo grupo criativo O que Te Assombra, idealizador do projeto. O compositor e contador de histórias Thiago Souza será o responsável por revelar as lendas aos participantes da caminhada. Além dele, complementam as informações os historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade.

“O roteiro ‘Saudade e Suas Vozes’ está se consagrando em Piracicaba. Assim como em várias cidades e lugares do mundo, as pessoas estão compreendendo o cemitério como espaço histórico e cultural. Em todas as edições realizadas as vagas esgotaram rapidamente, o que demonstra o interesse e o prestígio do projeto”, comenta a diretora de Turismo, Alessandra Freire.

Grupo O Que Te Assombra, idealizador do projeto, participa como guia do passeio Saudade e Suas Vozes

O Cemitério da Saudade foi implantado em janeiro de 1860 e abriga túmulos de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil, do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. No Saudade, também estão sepultados o pintor Almeida Júnior e o maestro Erotídes de Campos, entre outros nomes. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

SERVIÇO – Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 07/06, às 19h30, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). Durante o passeio, os participantes conhecem as lendas urbanas e histórias de personalidades locais. As 100 vagas já foram preenchidas. Mais informações: (19) 3403-1356.