A Sedema desenvolveu um programa de cuidados sanitários periódicos para a Sapucaia, que objetiva prolongar sua vida (Engemaia) A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), executou ontem, 15/11, feriado da Proclamação da República, serviço de poda preventiva na Sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, localizada na rua Moraes Barros, esquina com a avenida Independência. A ação foi em parceria com a empresa Engemaia, terceirizada de manejo arbóreo contratada pela Sedema. A data também celebrou o 104º aniversário da Sapucaia.
A necessidade da poda foi constatada em setembro, após análise técnica que identificou que a árvore está saudável, mas, para manter e prolongar sua boa saúde, seria necessária uma poda de condução, que consiste apenas na retirada de galhos secos e ramos epicórmicos. Poda de condução, que retirou apenas galhos secos e ramos epicórmicos, aconteceu ontem, 15/11 (Maycon Barbon)
A análise e a poda tiveram aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), necessário porque a Sapucaia é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, por meio do decreto nº 10.935/2004. Em 2009 foi tornada imune ao corte pelo decreto nº 13.354.
A árvore centenária tem aproximadamente 12 metros de altura e passa periodicamente por análises técnicas a fim de manter sua saúde e imponente beleza.
A Sedema desenvolveu um programa de cuidados sanitários periódicos para a Sapucaia. Além da poda, a pasta deve começar na próxima segunda-feira, 21/11, obra de remoção da guia existente no perímetro do canteiro da Sapucaia; construção de mureta de alvenaria de tijolo com altura aproximada de 20 cm, revestida com reboco; nivelamento de terra no canteiro para cobrir as raízes e evitar danos e doenças na base da árvore; e plantio de grama para evitar a formação de processos erosivos. A necessidade da poda foi constatada após análise técnica que identificou que a árvore está saudável, mas precisava da intervenção para manter sua boa saúde (Maycon Barbon)
“Todas essas medidas objetivam prolongar a vida da Sapucaia, garantindo que ela mantenha boa saúde, viabilizando seu crescimento contínuo. Por ser uma árvore centenária, demanda atenção redobrada e, por isso, é preciso oferecer um ambiente benéfico para a Sapucaia, que é símbolo de Piracicaba”, destaca o responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana da Sedema, Robson Willians da Costa Silva.
A ação contou ainda com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Semuttran), que controlou o trânsito no local.
HISTÓRIA – A Sapucaia foi plantada em 1918, como forma de celebração pelo fim da Primeira Guerra Mundial, por Antonio Caprânico; ele próprio trouxe de sua fazenda várias mudas de sapucaia e veio plantando pelo caminho, até chegar a Piracicaba. De todas, só a da avenida Independência com a rua Moraes Barros, local onde havia um bosque, acima da casa da família, resistiu. O bosque, depois, deu lugar ao Estádio Barão da Serra Negra. A ação contou ainda com apoio da Semuttran que controlou o trânsito no local (Maycon Barbon)