Em conformidade com Plano Diretor, a Prefeitura de Piracicaba tem estimulado e aprovado empreendimentos imobiliários na área central da cidade. Os bairros São Judas e dos Alemães são um bom exemplo. Estão sendo ocupados terrenos remanescentes e adquiridos imóveis antigos que estão sendo demolidos, dando lugar a novos condomínios verticais, transformando a paisagem urbana.

São empreendimentos que atendem a classe média de Piracicaba e são financiados pelo sistema financeiro habitacional, ao mesmo tempo que geram centenas de empregos na construção civil, contribuindo para o enfrentamento da crise e gerando emprego para pedreiros, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, pintores, encanadores, entre outros. Ao mesmo tempo, dinamizam escritórios de engenharia e o mercado da construção civil, com fornecimento das ferragens da concretagem e de tijolos produzidos em Piracicaba.

Residencial Bella Italia e Ilha Maui Residence

Num espaço pequeno, temos a construção de quatro condomínios, três na avenida São João e outro na rua Barão de Piracicamirim. Esses empreendimentos estão em várias fases. O Residencial Bella Itália, construído pela Zambetta Empreendimentos, com 15 pavimentos, sendo 38 apartamentos, mais quatro duplex está em fase de acabamento. Já o Ilha Maui Residence, construído pela Conviga Construtora, com 80 apartamentos; o Vista Queiroz Residencial, construído pela Techlive Engenharia, com 52 unidades; e o Visare Condomínio Clube, construído pela Ticem Realty, com 119 apartamentos, estão em construção.

Visare Condominio Clube e Vista Queiroz Residencial