Portal do Município de Piracicaba

Santa Casa recepciona médicos residentes da Rede Pública de Saúde

Por Comunicação Social / Publicado em 17/04/2019
Tempo de leitura: 5 minutos.

Santa Casa de Piracicaba recebeu na manhã desta quarta-feira, 17/04, os médicos formandos na 3ª turma de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde e que concluíram o programa no hospital. Dos 14 profissionais certificados recentemente, cinco passaram pela Santa Casa para se especializar nas áreas de Urologia, Pediatria e Cardiologia.

A recepção ocorreu no salão de convenções pela Mesa Diretora e Administrativa da Irmandade em um café da manhã. O prefeito Barjas Negri, o secretário de Saúde Pedro Mello, a direção da Faculdade de Medicina Anhembi Morumbi de Piracicaba, assim como coordenadores e preceptores do programa também estavam presentes.

Segundo o diretor clínico da Santa Casa, André Gervatoski, o ensino-aprendizado nessa modalidade ocorre por meio de treinamentos em serviço, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. "Os cursos de Urologia têm duração de três anos, enquanto os de Cardiologia e Pediatria duram dois anos", lembrou.

Eduardo Paparotto Filho e Alexandre Valvano Neto, diretores da Santa Casa, dr. João Orlando Pavão, Provedor da Santa Casa, dr. Pedro Mello, Secretário de Saúde, Cecília Buck, coordendora do curso de medicina da Escola Anhembi Morumbi, Anay Ferrer, coordendora Médica do DAB e Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba

O Programa é supervisionado pela Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde (Coreme) e tem por objetivo formar médicos especialistas em diversas áreas, de forma a qualificar a Rede de Atenção em Saúde e aumentar a resolução da assistência, bem como o nível de satisfação dos usuários do SUS.

O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, responsável pela instituição da Residência Médica em Piracicaba em 2015, a Santa Casa tem atuação preponderante neste processo ao abrir suas portas, direcionando seus profissionais e sua estrutura para a formação desses profissionais. “A cidade é referência em saúde pública e o programa torna a rede mais atrativa a novos médicos e mais resolutiva à população que precisa desses serviços”.

Ele revela que, ao longo dos dois ou três anos de Programa, os médicos residentes estagiaram em diversos locais da rede pública de saúde e em hospitais da cidade, a exemplo da Santa Casa, sempre com supervisão e orientação de um médico preceptor.

O residente Rene Andre Saciloto, dr. João Orlando Pavão, Provedor da Santa Casa, a residente Brenda Larisse de Albuquerque Merli e Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba,

Na Santa Casa, os formandos deste ano (Rene André Saciloto, Brenda Larisse Albuquerque, Fernanda Helisa Magalhães Pergher, André Hilário Fernandes e Mailson Lopes dos Santos) foram acompanhados de perto por especialistas das áreas e acolhidos pelos médicos coordenadores Raul Sartini (Cardiologia), Antônio Ananias Filho (Pediatria) e Gustavo Borges (Urologia), juntamente com os preceptores de cada programa.

Comprometidos com uma assistência cada vez mais humana e qualificada, eles aceitaram o desafio de compartilhar conhecimentos e experiências junto aos jovens médicos, ansiosos por um aprendizado de qualidade.

Para a coordenadora médica da Atenção Básica, Anay Ferrer, o evento desta manhã foi um marco. “Bonito ver o entrosamento dos médicos da Santa Casa com a Residência Médica. As avaliações positivas levam à perspectiva de se ampliar o cenário de práticas para outros programas de residência, o que fortalecerá ainda mais a qualificação dos residentes que procuram a nossa rede de saúde”, concluiu.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.