Santa Casa apresenta Acelerador Linear que atenderá pacientes SUS

A Santa Casa apresentou hoje (25/09), durante um “Coffee Tecnológico”, o novo equipamento de radioterapia (VMAT) do Centro do Câncer (Cecan) para tratamento da doença, recebido do Ministério da Saúde. O acelerador linear vai dobrar a capacidade de atendimento de pacientes SUS, permitindo o início mais rápido das sessões de radioterapia, com mais qualidade e efetividade.
“O tratamento é muito mais rápido que as técnicas convencionais, diminui sensivelmente a irradiação dos órgão sadios adjacentes, minimiza o tempo de exposição dos pacientes na máquina e reduz os eventos colaterais indesejáveis, proporcionando mais conforto e segurança”, explicou o diretor do Centro do Câncer (Cecan), dr. Fernando Medina.
Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a nova tecnologia fortalece o conceito de Piracicaba como referência hospitalar em alta complexidade, a 26 municípios do DRS. “Temos de estar preparados para o atendimento a esses pacientes e a tecnologia de ponta é nossa grande aliada, agregando um valor imenso aos serviços do Cecan, da Santa Casa, considerado de excelência”.

Pedro Mello observou também o fato de o SUS ser universal e não fazer distinção, oferecendo a todos os seus usuários o melhor serviço. “A parceria da prefeitura com a Santa Casa tem um valor imenso, pois podemos contar com uma instituição de alto padrão, que eleva a qualidade do nosso SUS”, observou
O dr. João Orlando Pavão, provedor da Santa Casa, contou seu entusiasmo em trabalhar com uma equipe de profissionais tão dedicada e enfatizou o fato de o Cecan estar completando nesta mesma data 27 anos de trabalhos realizados. O aniversário da unidade pode então ser comemorado em alto estilo, com o avanço tecnológico adquirido.

“Eu fui tratado no Cecan, porque também tive câncer. O nível dos profissionais que aqui atuam são de causar orgulho. Sob o coordenação do dr. Fernando Medina estão profissionais tão gabaritados quanto ele. Neste hospital, todos os nossos pacientes são conveniados, e o SUS é um grande convênio de saúde pública”, enfatizou.

Elisa Usberti, dr.Pedro Mello, João Orlando Pavão, Regiane Portes, Denise Canetto e Cristina Colonnese
