A Santa Casa está entre as dezenas de instituições que aderiram ao Plano Municipal de Combate à Dengue deflagrado pela Secretaria Municipal de Saúde para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegpty, transmissor da doença que, em 2007, deixou o país em estado de alerta. Na avaliação do secretário Fernando Cárdenas, o poder público precisa do apoio da comunidade para controlar o problema, que não se restringe ao quintal de quem mantém entulhos e água parada. “O mosquito é alado e, por isso, capaz de se movimentar em várias direções e locais, o que dificulta o controle de sua proliferação. Por isso, a melhor saída é, sem dúvida, evitar os criadouros”, diz. Para isso, a Prefeitura está mobilizando sindicatos, escolas, igrejas, bancos, entidades de classe, corporações policiais, secretarias municipais, centros comunitários, terminais de ônibus urbanos, rodoviária, hospitais, imobiliárias e organizações não governamentais- ONGs. “Todos estão dispostos a colaborar com a distribuição de material educativo para que todo cidadão saiba de sua responsabilidade nesse processo e de como ele pode agir para evitar que seus próprios entes queridos venham a adquirir a doença”, alerta Cárdenas. Segundo ele, o Plano de Ação da Prefeitura, este ano intitulado “Verão Sem Dengue”, tem surtido efeito. “O trabalho realizado pelos agentes colaborou para que o número de casos despencasse de cinco mil (2007) para 59 (2008), uma queda de mais de 100 vezes de um ano para outro. Em 2009, o número caiu ainda mais, registrando 19 casos da doença”, revela. A Santa Casa intensificará a campanha, promovendo a distribuição do material informativo fornecido pela Prefeitura nas dependências do Hospital. A iniciativa será coordenada pela CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Comitê da Saúde ambiental. “Se conseguirmos transformar nossos mais de 1.300 colaboradores em multiplicadores de informação e agentes de combate da doença também em suas casas, teremos cumprido com êxito nosso papel social”, avalia a administradora Vanda Petean. Faça a sua parte Com o sucesso da campanha de anos anteriores, Piracicaba tornou-se referência no Estado, sendo citada em 2008 pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) como exemplo a seguir. Para que o município continue com baixo número de casos, a Secretaria mantém as orientações e pede a ajuda da população. Para isso, é necessário prevenir e combater o mosquito da dengue com atitudes simples que podem salvar vidas. Faça o mesmo: · Fure os pratos dos vasos; · Tampe caixas d água, cisternas, tambores e outros depósitos de água; · Cubra ou fure pneus velhos; · Coloque lixo em sacos plásticos ou latas e tambores fechadas · Esvazie e vire garrafas, latas e recipientes, com a abertura para baixo.