Portal do Município de Piracicaba

Samu terá sede no Cecap

Por Comunicação Social / Publicado em 02/09/2011
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Secretaria de Obras (Semob) iniciou a reforma e ampliação do antigo posto da Guarda Civil, no bairro Cecap/Eldorado. O local passará a ser uma nova Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Com investimento municipal de R$ 30 mil, a Gregório Construtora deverá concluir os trabalhos até o final de outubro, podendo variar de acordo com as condições climáticas.

O prédio receberá fechamento, em alvenaria, de uma sala no fundo que será utilizada para descanso dos plantonistas, com abertura de janelas. Na fachada serão instalados dois portões automáticos em ferro e a garagem será ampliada. Para suportar bem o uso intenso, esses dois itens receberão fundação e superestrutura com revestimentos em chapisco, emboço e pintura. O piso cerâmico da fachada será substituído e ampliado. A Semob fará, ainda, revisão das redes elétrica e hidráulica, além de outros serviços e reparos necessários. Antes da entrega à população, todo entulho remanescente será removido e o prédio passará por limpeza geral.

De acordo com a engenheira da Semob que acompanha a obra, Andréa Guidolim, o prédio está em boas condições de uso, mas com pintura estragada por problemas de entupimento de calha, já resolvidos. “Os demais serviços visam aumentar a segurança dos funcionários”, completou. Ao término da reforma, a sede do Samu contará com pérgolas na entrada, uma ampla garagem com duas entradas, duas salas de uso, depósito, dois banheiros, área de banho, cozinha e sala para descanso.

A nova sede do Samu atenderá, principalmente, os bairros Cecap, Eldorado, Terra Rica, Alto do Taquaral, Eugênio Monte Belo, São Francisco, Santa Rita, Santa Inês, Perdizes, Dois Córregos Glebas Natalinas, Unilest, Jardim Itamaracá, Altos da Pompéia, Pompéia, Alvorada e Santa Sílvia. Segundo dados da Secretaria da Saúde, são feitos cerca de 180 atendimentos por mês nessa região. Em toda a cidade esse número chega a 3 mil.

O tempo de espera para atender um chamado na região do Cecap será reduzido. Hoje, o tempo de deslocamento da viatura, a partir da sede na Paulista até a região, é de cerca de 15 minutos, variáveis de acordo com o trânsito e o bairro de destino. Com a nova sede, esse tempo deverá ser reduzido pela metade, variando entre 5 e 7 minutos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.