Portal do Município de Piracicaba

Samu realiza parto em casa no bairro Morumbi

Acionadas pela sogra da gestante de 39 semanas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência garantiram atendimento ágil e eficiente para mãe e bebê

Por CCS / Publicado em 22/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra três profissionais de saúde, dois homens e uma mulher, sorrindo para a câmera enquanto seguram um recém-nascido. O bebê, enrolado em uma manta verde e branca, usa um gorro de malha. Os profissionais usam uniformes azuis escuros com emblemas vermelhos e brancos. A mulher no centro está usando uma máscara facial branca. Ao fundo, um carro prateado pode ser visto. A cena parece ser um momento de alegria e celebração após o nascimento.
As técnicas de enfermagem Brenda Rebouças e Vila Rodrigues e o enfermeiro Fabio de Paula com o bebê Ravi

A previsão para a chegada de Ravi, segundo filho de Bianca Rodrigues, moradora do bairro Morumbi, era 29 de dezembro, mas ele resolveu chegar ao mundo mostrando que o planejado sempre pode mudar. Com 39 semanas de gestação, Bianca levantou-se nesta segunda-feira, 22/12 e ao ir ao banheiro, suspeitou que sua bolsa amniótica tinha rompido. Depois de tomar um banho rápido, percebeu que o trabalho de parto havia iniciado.

O marido havia saído para trabalhar e o seu primeiro filho, de 5 anos, estava dormindo. Ela chamou a sogra, que mora ao lado, que acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sob coordenação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Quando a equipe chegou ao local, por volta das 9h, constatou a iminência do parto, realizado na própria casa, sem intercorrências.

Bianca conta que a ação foi tão rápida que não houve espaço para preocupação. “Não deu tempo de sentir nada”, relata a mãe de Ravi. Bianca e seu filho foram encaminhados para a Santa Casa após a realização do parto. Ravi nasceu com 3.100 kg e 51 centímetros. Ambos passam bem.

“Agradeço a todos que me deram suporte, foram muito atenciosos”, relatou a mãe, que fez todo o acompanhamento do pré-natal na UBS Piracicamirim. Ela e o bebê devem ir para casa na véspera do Natal.

O atendimento foi feito inicialmente pela equipe de Suporte Básico, que em seguida acionou o Suporte Avançado. Atenderam a ocorrência o médico Marcelo Spada, o enfermeiro Fábio Luiz de Paula, as técnicas de enfermagem Brenda Rebouças e Vilma Rodrigues, além dos condutores Ricardo Oliveira e Rosildo Ferreira.

A imagem mostra um grupo de socorristas dentro de uma ambulância, sorrindo para a câmera. Há cinco pessoas visíveis na foto, todas vestindo uniformes de emergência. Uma delas, um homem, está mais próximo da câmera e parece estar tirando a selfie. No fundo, uma paciente está deitada em uma maca, também sorrindo. O ambiente da ambulância, com seus equipamentos médicos e assentos, é visível ao redor deles. A atmosfera geral da foto é positiva e sugere um momento de camaradagem e talvez alívio após um atendimento.
Rosildo Ferreira, Fábio de Paula, Ricardo Oliveira, Brenda Rebouças, Vilma Rodrigues, Bianca e Ravi


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.