O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, participou do simulado de atendimento a incidente de múltiplas vítimas (IMV) realizado na manhã de hoje, 26/05, em estrada vicinal próximo ao CTC (Centro de Tecnologia Canavieira). A atividade reuniu profissionais do Samu, Bombeiros e brigadas de incêndio de diversas empresas da cidade e integra ação realizada pelo Plano de Auxílio Mútuo de Emergência (PAM) de Piracicaba, sob coordenação do capitão do Bombeiros Fábio Giovani. Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e Defesa Civil também atuaram no simulado.
Ação integra o Plano de Auxílio Mútuo de Emergência (PAM) de Piracicaba
Juliana Baldan de Barros, enfermeira e coordenadora do NEU/SAMU, destacou que a atividade é de extrema importância "para que os serviços de atendimentos, como Defesa Civil, bombeiros, Samu, órgãos de trânsito e hospitais, estejam preparados para situações com número elevado de vítimas", disse.
Atividade simulada aconteceu na manhã de hoje e contou com a participação do Corpo de Bombeiros
O PAM visa proteger a integridade das pessoas envolvidas na emergência, proteger o meio ambiente e o patrimônio por meio da mobilização e ações rápidas no atendimento a ocorrências sempre de forma conjunta de seus integrantes estando sob a coordenação das autoridades competentes. Entre as situações atendidas pelo PAM, estão incêndio, fogo em canaviais e matas, explosão, vazamento em geral, e acidente envolvendo transporte de trabalhadores com muitas vítimas.
Cerca de 80 pessoas paticiparam da ação simulada em estrada vicinal de Piracicaba
A Defesa Civil, por meio do diretor Odair Mello, também participou do simulado. O papel do órgão, nesses casos, é isolar a área e chamar o apoio necessário para o socorro às vítimas, como o Corpo de Bombeiros, Samu e acionar o socorro de concessionárias das estradas, por exemplo.
Simulação de acitende entre carro e ônibus envolvendo diversas vítimas
Já a Semuttran enviou agentes para a orientação do trânsito, desobstrução de vias e para impedir a aproximação de populares, entre outras ações.
Simulado de atendimento a incidente de múltiplas vítimas (IMV) aconteceu na manhã desta sexta-feira
"É muito importante que todas as corporações envolvidas com os serviços de trânsito e saúde estejam alinhadas para atendimentos de acidentes com vítimas, portanto, participar deste simulado é uma forma de aprimorarmos ainda mais nosso trabalho. No caso dos agentes de trânsito, em situações como essa eles são essenciais para organizar o fluxo de veículos no local, orientar motoristas e evitar transtornos, pensando sempre na preservação das vidas", falou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran, acrescentando que atualmente a Pasta realiza diversas ações como parte do movimento Maio Amarelo, com foco na diminuição de vítimas fatais em acidentes de trânsito.