Foto: Adilson F. CardosoA Secretaria Municipal de Saúde continua a todo vapor, a construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A área de construção prevista é de 650 metros quadrados e abrigará o SAMU e futuramente a Central de Ambulâncias. De acordo com o engenheiro da Secretaria, Werner Bassinello, até o momento a construtora esta concluindo parte do alicerce. A sede própria possibilita melhores condições de trabalho para os médicos-plantonistas, telefonistas, pessoal administrativo e equipes de enfermagem –– 76 funcionários que se revezam. Bassinello lembra ainda que a nova sede será construída na antiga Central de Ambulância que fica na avenida doutor Paulo de Moraes, esquina com rua da Glória. Depois de pronto, a Secretaria deve economizar aproximadamente R$ 45mil/ano com aluguel do prédio utilizado atualmente pelo serviço. Segundo Bassinello, a sede própria terá salas para administração, espera, dormitórios masculino e feminino, sanitários, vestiários, sala de treinamento, coordenação, reunião e local para abrigo das ambulâncias. “Haverá espaço específico para preparo e desinfecção das ambulâncias”, avisou. Novas ambulâncias A Secretaria Municipal de Saúde colocou em circulação, no ano passado, cinco novas ambulâncias para o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Cárdenas, os novos veículos reforçam a frota existente para o atendimento na microregião de Piracicaba. Segundo o secretário, o serviço registra em média 3.300 ligações por mês, (aproximadamente 10 mil por ano) e o reforço da frota agiliza a disponibilidade do atendimento para o transporte aos prontos-socorros ou hospitais. De acordo com o coordenador do Samu, Orival Macruz, o serviço passa a contar com seis Unidades de Socorro Básico (USB) e duas Unidades de Socorro Avançado (USA). Dos veículos recebidos, dois foram comprados pela Prefeitura de Piracicaba através de licitação e três enviados pelo Ministério da Saúde. Para o coordenador do Samu as novas unidades auxiliam também no reforço para a manutenção dos veículos.