O Armazém 17 do Engenho Central abriga neste sábado, 16/09, às 16h, a primeira apresentação do Samba de Paó, uma roda de samba comandada por membros do terreiro de umbanda Tenda Pai Omulu e Baiano Juscelino, coordenado por Pai Gabriel de Xangô. A entrada é gratuita e o evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba).
Para esta apresentação, o grupo, formado por oito pessoas, terá a participação especial do sambista Alex Primo, do Rio de Janeiro. Outro convidado do evento é a DJ Lalá.
Na roda de samba, o grupo trará cantos dos terreiros e sambas conhecidos pelo público. Na manhã de hoje, 14/09, quatro integrantes, Paulo Graciano, Laís Demetrio, Gabriel Martins e Samara Gonçalves visitaram o local onde acontecerá o show.
Como conta Paulo Graciano, o grupo foi criado para conectar dois universos: a música, por meio do samba, com as religiões de matriz africana. “O Paó é uma sequência de batidas com a mão, que tem o objetivo de saudar os orixás. Os orixás entendem o paó como um sinal de respeito de um filho a ele”, ele explica.
O músico complementa: “Dentro do universo do samba em seu mais profundo resgate ancestral, a música transcendia inicialmente através do canto e das palmas de mão que ditavam também o ritmo e a intensidade da ocasião”.
SERVIÇO – Apresentação do grupo Samba de Paó. Sábado, 16/09, às 16h, no Armazém 17 do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.