Salãozinho de Humor premia vencedores da 20ª edição
O anúncio dos nomes vencedores e a cerimônia de premiação do 20º Salãozinho de Humor de Piracicaba aconteceram na tarde de ontem, quarta-feira, 12/10, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e Dia das Crianças. O evento, apresentado pelo diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Junior Kadeshi, ocorreu no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central, com entrega de prêmios, doados pela Arcor, e espetáculo de fantoches, com o palhaço Bang. O público lotou o local. Estiveram presentes o secretário interino da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Hermes Balbino; a diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Érica Frasson, e diretora Instituto Arcor Brasil, Milena Azal.
Todos os premiados juntos de representantes da Prefeitura de Piracicaba e da Arcor (Foto: Ralexandre Fotografia)
Os premiados da categoria 7 a 10 anos foram Carolina Spruck, 8, da escola Maple Bear, de Piracicaba (1º lugar), Maria Cecília Chaves, 9, da Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, de Búzios/RJ (2º lugar) e Mirella Amorim, 9, do Colégio Objetivo de Mogi-Mirim/SP (3º lugar). Na categoria 11 a 14 anos, os vencedores foram Lucas Barbieri, 11, do Instituto Dominus de Educação, situado em Búzios/RJ (1º lugar), Maria Eduarda Rodrigues, 12, do Colégio Objetivo de Mogi-Guaçu/SP (2º lugar) e Sofia Miazaki, 14, da Escola Estadual Dr. Prudente, de Piracicaba (3 º lugar).
Público lotou anfiteatro do armazém 14 do Engenho Central (Foto: Ralexandre Fotografia)
“É muito importante que os familiares e educadores continuem apoiando e incentivando as crianças a participarem do Salãozinho para que elas possam se desenvolver intelectualmente e conhecer cada vez mais o mundo das artes gráficas”, comentou Érica Frasson, que integrou o Júri de Seleção e de Premiação do 20º Salãozinho ao lado de Maurici Scarpari, publicitário e assessor da Semac.
Todos os premiados receberam troféus, brinquedos e doces (Foto: Ralexandre Fotografia)
“Vale destacar que o Salão de Humor, do qual o Salãozinho é fruto, tem a possibilidade de trazer um recorte inusitado das facetas da vida, provocando reflexões e também instigando, graças ao humor, a levar a vida de forma mais leve”, afirmou o secretário Hermes Balbino.
Junior Kadeshi durante apresentação da cerimônia (Foto: Ralexandre Fotografia)
PREMIADOS – Neste ano, o Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu inscrição de 1.969 trabalhos. Das 100 obras selecionadas para a exposição, 48 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 52 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos. A premiada Carolina Spruck, que fez um desenho alusivo à segurança de ciclistas no trânsito, contou que esta foi a primeira vez participando do Salão. “Eu gosto muito de desenhar e fiquei bem feliz com o resultado do meu desenho e da premiação. Já quero participar nos próximos anos também”, disse.
Palhaço Bang participou da premiação (Foto: Ralexandre Fotografia)
Outra premiada, Mirella Amorim, que fez uma HQ (Histórias em Quadrinhos) relacionada às contas da vida adulta, falou que começou a desenhar com mais frequência no início da pandemia da Covid-19. “Foi uma atividade que passei a colocar mais no meu dia a dia e estou muito feliz de receber a premiação”, contou.
Pintura facial foi uma das atrações do evento (Foto: Ralexandre Fotografia)
Para Lucas Barbieri, premiado com uma caricatura do compositor brasileiro Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, a premiação significa motivação para continuar nas artes. “É uma grande conquista pra mim. Desenho desde os meus sete anos de idade e até penso em seguir alguma profissão que envolva arte”, afirmou.
Quem também disse que pensa seguir na área artística é a premiada Sofia Miazaki, que fez um desenho alusivo a um pulmão doente. “Eu nunca havia participado do Salãozinho e quando fui informada sobre ele, levei bem a sério a produção do meu desenho. Gostei muito e quero, quem sabe quando adulta, seguir algo nesta área”, falou.
Maria Cecília Chaves e Maria Eduarda Rodrigues não puderam comparecer presencialmente ao evento, mas foram representadas, respectivamente, pelo cartunista Mattias, professor de desenho, e Katia Barros, coordenadora de eventos científicos.
Aos premiados dos 2º e 3º lugares, foram entregues doces, bolas e kit de badminton. Os que ganharam em 1º lugar receberam doces e patins. Todos levaram para casa um troféu.
“Sempre é uma grande alegria para todos os envolvidos no Salãozinho ver o quanto os estudantes se dedicam aos desenhos e, junto da família e professores, passam a refletir sobre a nossa sociedade, o comportamento humano. Isso contribui para o desenvolvimento de cada um em todos os âmbitos”, afirmou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.
Durante toda a tarde de ontem, o Salãozinho de Humor, que integra a programação oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), teve atividades específicas para as crianças, como pintura de rosto e cabelo maluco, além de pipoca e algodão-doce. As exposições do 20º Salãozinho e do 49º Salão podem ser vistas gratuitamente, de forma presencial, até 30 de outubro, no Armazém 14 do Engenho Central, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Mais informações: salaointernacionaldehumor.com.br.
CONFIRA TODOS OS TRABALHOS PREMIADOS
Desenho de Carolina Orlando Spruck, da escola Maple Bear, que ficou em primeiro lugar na categoria 7 a 10 anos
Escultura de Maria Eduarda Franco Rodrigues, de Mogi Guacu, que ficou em segundo lugar na categoria 11 a 14 anos
HQ de Mirella Aparecida de Oliveira Amorim, que foi selecionada para o terceiro lugar na categoria de 7 a 10 anos
Obra de Lucas Dukle Barbieri, de Buzios, primeiro lugar na categoria 11 a 14 anos
Produção de Sofia Aguiar Miazaki, terceuira colocada na categoria 11 a 14 anos
Trabalho de Maria Ceci?lia de Lima Farinazo Chaves, segundo lugar na categoria 7 a 10 anos
