Os nomes dos premiados da 20ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba serão anunciados em cerimônia no dia 12 deste mês a partir das 16h, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central. A entrada é gratuita. O Salãozinho integra a programação oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A visitação presencial de ambas as mostras de artes gráficas pode ser feita até dia 30 de outubro, no Armazém 14, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Caricatura feita pela estudante Rafaela Torelli de Morais

O Salãozinho de Humor é dividido em duas categorias: 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Em cada categoria são premiados três trabalhos (1º, 2 e 3º lugares). Os prêmios são dados pelo Instituto Arcor. Neste ano, o Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu inscrição de 1.969 trabalhos. Das 100 obras selecionadas para a exposição, 48 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 52 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos.

De acordo com o diretor do Salão, Junior Kadeshi, durante a cerimônia de premiação haverá espetáculo de fantoches, com o palhaço Bang, além de pintura de rosto e cabelo maluco para as crianças. “Estamos ansiosos para premiar as crianças que se dedicaram em suas obras e hoje estão participando do maior salão de humor gráfico ininterrupto do mundo. O Salãozinho nasceu para incentivar a reflexão e o desenvolvimento intelectual dos pequenos e ano após ano percebemos que essa missão está sendo cumprida”, disse, acrescentando que os trabalhos premiados passam a integrar o acervo do Salão de Humor.

Esculturas enviadas passam por seleção nesta terça-feira

Entre os temas dos desenhos enviados para o Salãozinho (cartum, charge, caricatura e HQ/tiras) estão futebol brasileiro, MPB (Música Popular Brasileira), mudanças climáticas, comportamento humano e política do exterior. Há, ainda, esculturas, que tratam de reciclagem, alimentação, realidade aumentada, entre outros assuntos. As cidades representadas nos trabalhos selecionados, além de Piracicaba, são Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro. A lista completa dos selecionados pode ser conferida no site do Salão (www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br).

Obra de autoria de Emyllin Muniz Machado

Os jurados de seleção e de premiação do 20º Salãozinho de Humor de Piracicaba foram Érica Frasson, arte-educadora e diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, e Maurici Scarpari, publicitário e assessor da Semac.

SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 20º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Quarta-feira, 12/10, às 16h, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.