Um domingo de festa, brincadeiras, atividades educativas e muitas risadas é o que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba reservou para o dia 25 de agosto, na abertura do Salãozinho de Humor. A mostra está na 11ª edição e foi criada para despertar a veia de comediante e ao mesmo tempo estimular a criatividade e o senso crítico em estudantes de sete a 14 anos. Com 232 caricaturas, charges, histórias em quadrinhos e cartuns, o evento abre suas portas às 10h, no Armazém 14A do Engenho Central, e pode ser visitado até 20 de outubro, com entrada gratuita.
Figuras conhecidas do grande público e que ganharam a simpatia dos pequenos artistas estão nas caricaturas, gênero do humor que trabalha com a distorção das formas da figura humana. Os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff estão entre os retratados, assim como o papa argentino Francisco e os craques Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Nas charges, as crianças criticaram os maus-tratos com o meio ambiente e o uso das redes sociais.
As obras em exposição foram selecionadas entre as 2.514 inscritas, sendo 108 na categoria 7 a 10 anos e 124 na categoria 11 a 14 anos. As produções pertencem a estudantes das redes pública e privada de ensino das cidades de Piracicaba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São Paulo, São Pedro, Perdões (MG), Campo Bom (RS) e Maringá (PR), além de obras da Argentina.
O júri de seleção e premiação foi composto pelos artistas gráficos Amauri Ribeiro, Igor Bragaia, Maria Luziano e Daniel Ponciano. As melhores obras nas categorias sete a 10 anos e 11 a 14 anos serão anunciadas em outubro, em festa que terá entrega de troféus e brindes aos primeiros colocados.
“A proposta do Salãozinho é despertar o senso crítico por meio do desenho, uma linguagem universal e de fácil identificação entre as crianças. O Salãozinho é também uma vitrine para revelações no humor gráfico”, declara Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural.
ATIVIDADES – A CCR AutoBAn é parceira do Salãozinho e traz duas atividades durante toda a programação. Em Cuidando do Seu Caminho, os visitantes participam da viagem bem humorada de uma família por uma estrada moderna até a sua chegada a um local incrível com uma bela visão do rio Piracicaba. O público entre sete e 12 anos também pode participar da oficina O que Desenha o Desenho?, aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com a arte-educadora Belê. As intervenções gráficas exploram as expressões faciais, onomatopeias, balões e planos de fundo.
Por meio do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal, é possível conferir nas tardes de domingo, sempre às 16h, espetáculos infantis de Humor, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, ao lado da exposição do Salãozinho. A primeira peça (Girassóis) será encenada em 1o de setembro, com a Cia. de Teatro Druw. Depois disso tem O Macaco Simão, Outras Histórias e Canções, com a Cia. de Teatro Furunfunfun (dia 8); Rapunzel, da Cia. de Teatro Furunfunfun (dia 22); e Pinóquio, da Roma Produções (dia 29).
Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU Piracicaba), o Salãozinho de Humor tem como apoiadora a Diretoria de Ensino de Piracicaba, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2013, a parceria possibilitou a realização do curso Humor na Sala de Aula, para cerca de 80 professores de escolas estaduais da região.
A mostra do Salãozinho compõe a programação do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no mundo. Em 2013 a mostra principal conta com 442 obras de 64 países, além de 29 exposições paralelas, oficinas de desenho, lançamento de livros, caminhada e o Festival Paulista de Circo. As visitas são gratuitas e seguem até 20 de outubro, de terça-feira à sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.