Laerte Coutinho com sua obra que venceu o 1º Salão, estará em paralela no Armazém 14

A histórica edição de número 50 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, além da mostra oficial e do 21º Salãozinho de Humor, contará ainda com dez mostras paralelas (confira abaixo). Elas vão reunir caricaturas, charges, tiras, cartuns, fotografias e documentos ligados aos 50 anos do Salão em espaços diversos, como a Rodoviária de Piracicaba, passarela Pênsil, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Casa do Povoador, Pecege e Engenho Central, em Piracicaba.

Parte da história do Salão de Humor de Piracicaba também poderá ser conhecida por aqueles que passarem pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), no Espaço Heróis de 32, que vai receber caricaturas do acervo entre os dias 22/08 ao dia 1º/09.

Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, fala sobre o fio condutor histórico das paralelas do 50º Salão de Humor. “Este ano resolvemos focar diretamente na história do Salão nestes 50 anos. Quem fez, quem visitou, o que estava acontecendo no Brasil e no mundo. Focamos em quem ‘desenhou’ os trabalhos que fizeram o Salão chegar até aqui, mas não deixamos pra trás os que não desenham. Os que participaram nos bastidores, literalmente ‘carregando o piano’. Resumindo: quem ama de verdade o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o leva, como um legado, ano a ano”, explicou.

Paralela Censurados do Pasquim será montada no Armazem 14 do Engenho Central
Paralela Censurados do Pasquim será montada no Armazém 14 do Engenho Central

Para o titular da Semac, Carlos Beltrame, as paralelas reforçam esta edição emblemática do Salão, ampliando sua relevância ao universo das artes gráficas. “O público terá um panorama completo do que significa o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, terá um olhar sobre sua construção e como essa exposição, que acabou de se tornar Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade, foi envolvendo artistas de todo o mundo”.

O Salão de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A cerimônia de abertura e premiação da mostra principal, além da abertura do Salãozinho de Humor e paralelas, acontecerá no dia 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro do Engenho, no Parque do Engenho Central, com entrada gratuita.

Primeiro cartaz, do Salão em 1974, integra a paralela Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Primeiro cartaz, do Salão, que integra a paralela Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Confira a programação completa das paralelas do 50º Salão de Humor

Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba

Exposição de caricaturas do acervo

Abertura: 22/08

Local: Espaço Heróis de 32, na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), entrada de frente para o Ibirapuera

Visitação: de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, até 1º/09

O Salão de Humor é Nosso!

Cartuns, caricaturas, charges e tiras selecionadas para a 50ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Abertura: 22/08

Local: Terminal Rodoviário de Piracicaba (avenida Armando de Salles Oliveira, 2.344, Centro)

Visitação: diariamente, até 29/10

50 anos, 50 mãos

Releituras do logo de Zélio que dá forma ao troféu do Salão de Humor

Local: Passarela Pênsil, na avenida Beira Rio, s/n

Visitação: diariamente, até 29/10

O Olhar do Orla

Registros fotográficos por Orlando Pedroso de artistas gráficos do Brasil e do mundo que participaram de aberturas do Salão de Humor

Local: Armazém 14 do Parque do Engenho Central

Visitação: quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h

Pamonhas Ainda!

Mostra com obras recentes de artistas piracicabanos que já participaram do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Abertura: 26/08

Local: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro)

Visitação: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 18h; quarta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 13h, até 29/10

Censurados do Pasquim

Seleção de rascunhos de trabalhos que passaram pelos censores da ditadura e foram barrados por seu conteúdo considerado ‘impróprio’. Parceria com o Centro Cultural Martha Watts/Salão Universitário de Humor de Piracicaba.

Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Exposição fotográfica do Salão em seus 50 anos de realização: fundadores, júris, encontros, mesas de conversa, oficinas e bastidores do evento. Documentos, rascunhos e recortes de jornais e revistas contando a história do maior Salão de Humor do Mundo.

50 anos de Humor
Exposição interativa, com curadoria do presidente da 50ª edição, Paulo Bonfá, com artes premiadas de edições passadas

Local: Armazém 9 do Parque do Engenho Central

50 vezes Zélio

50 caricaturas de Zélio Alves Pinto, considerado o Pai do Salão de Humor, feitas por 50 artistas convidados.
Abertura: 26/08

Local: Casa do Povoador (avenida Beira Rio, sem número, Centro)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 16h; sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h

Mostra de Cadernos da Bel

Exposição dos cadernos de Bel Linares, esposa do artista Alcy Linares com desenhos de diversos artistas guardados por ela ao longo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Abertura: 28/08

Local: Pecege (rua Cezira Giovanoni Moretti, 580, bairro Santa Rosa, Piracicaba)

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, das 13h às 17h, e domingos, das 9h às 17h, até 29/09